Vídeo institucional: Quais os benefícios e como produzir um?

Larissa Borges
novembro13/ 2017

Você sabe o que é um vídeo institucional? Em um mercado tão competitivo atualmente, encontrar formas de fazer sua empresa se destacar da concorrência é uma das maiores preocupações entre empreendedores. Uma forma muito efetiva de se fazer exatamente isto é consolidando sua missão, história, valores e posicionamento frente ao mercado, investindo em formas de comunicação efetivas que tenham alcance em vários âmbitos dele. É aí que entram os vídeos institucionais.

Vídeos são meios de comunicação muito eficientes, especialmente considerando a contínua expansão do acesso à internet no Brasil e no mundo. Segundo pesquisa da Google, no mundo todo, assiste-se 1 bilhão de horas de vídeos online todos os dias. Além disso, a expectativa é que em 2019 80% de todo o tráfego de internet do mundo seja de vídeos. Ou seja, pensando nessa abertura de mercado, os vídeos são ótimos para a estratégia de negócios. Fora isso, ainda são interativos, atrativos visualmente e trazem muito engajamento. Por isso, pensando em formas de engajar o público e, ao mesmo tempo, consolidar sua marca no mercado, fazer um vídeo institucional pode ser uma excelente estratégia.

O que são vídeos institucionais?

Também chamado de vídeo corporativo ou vídeo marketing, um vídeo institucional apresenta a história, missão, produtos, equipe e demais informações sobre sua empresa. O objetivo é espalhar a história dela para futuros clientes, parceiros e demais públicos, de forma a aumentar a credibilidade, consolidar a marca e, consequentemente, gerar novas oportunidades de negócio.

Nele, você pode incluir as mais variadas informações, que vão desde história e fundação da empresa até marcos importantes na trajetória dela. Eles podem ser veiculados nas redes sociais, apresentados em reuniões com parceiros e até mesmo substituir aquela aba ‘Sobre Nós’ no site do seu negócio. Imagina só, em vez apresentar sua empresa com um texto longo e visualmente desinteressante, utilizar um vídeo irá atrair muito mais a atenção dos visitantes e, com certeza, será muito mais memorável.

Mas cuidado: um vídeo institucional não deve ser um filme – longo e cansativo! Para ser efetivo, deve ser conciso e focar em apenas em um objetivo ou assunto.

Benefícios de um vídeo institucional

Você sabia que anúncios com vídeos são compartilhados até 43% mais que sem eles? Ou seja, vídeos engajam muito mais do que outras mídias. Além disso, um vídeo institucional irá colocar sua empresa um passo à frente da concorrência, afinal, nem todos os empreendimentos conhecem os benefícios e investem nessa estratégia.

Também, em um vídeo, é possível passar muito mais informações em um mesmo período de tempo do que em um texto, por exemplo.

Um outro benefício muito importante diz respeito à estratégia de marketing digital da sua empresa como um todo. Sites e páginas que possuem vídeos, em geral, garantem um tempo de permanência maior (aproximadamente 2 minutos), fator importantíssimo para SEO do seu site. Já foi convencido que um vídeo institucional irá destacar sua empresa no mercado? Confira algumas dicas para produzir um bom vídeo.

Dicas para fazer um bom vídeo institucional

Para se ter um vídeo institucional excelente e que alcance resultados, confira algumas dicas:

  • Pense em um objetivo central para o vídeo. Você quer que o vídeo te auxilie na hora de apresentar a história da sua empresa, apresentar as maiores conquistas, trazer mais clientes ou apenas ajudar a consolidar a presença digital do seu negócio? Pensando nessas perguntas, estabeleça qual será o objetivo do seu vídeo e volte todos os esforços para ele.
  • Faça um roteiro antes de gravar! O roteiro é a ferramenta mais efetiva de planejamento de vídeos e maior aliada na hora de manter um vídeo focado em um só assunto. Na elaboração de um roteiro, você pensa exatamente no que quer para o vídeo e utiliza-o como guia na hora das gravações.
  • Conte uma história! O storytelling é uma ótima maneira de produzir vídeos interessantes e que contem histórias completas e atraentes.
  • Capriche na produção. A utilização de equipamentos profissionais e o trabalho de edição serão fundamentais para o sucesso do seu vídeo. Afinal, um vídeo com qualidade ruim dificilmente irá atrair ou manter audiência. Além disso, uma boa trilha sonora também é uma grande aliada na qualidade do seu vídeo.
  • Seja criativo! Aproveite que os vídeos são excelentes formatos para contar histórias, criar personagens, utilizar ótimos cenários e realmente atrair a audiência. Garanta que a audiência ficará interessada no que você tem a dizer e, além disso, irá se relacionar com sua marca.

E não se esqueça! Antes de começar, garanta que você estabeleceu claramente os objetivos e formas de mensurá-los. Afinal, todas as suas ações estratégicas precisam ser avaliadas internamente, com o objetivo de entender se funcionam bem ou se é preciso ajustar e melhorar alguns fatores.

E aí, gostou das dicas sobre vídeos institucionais? Conheça um pouco mais sobre como o storytelling pode ajudar o crescimento da sua empresa clicando aqui.

Apoiadores