Samba Tech reúne referências do mercado de vídeos e anuncia novidades

Larissa Borges
novembro14/ 2017

São Paulo foi palco de uma das maiores discussões no país sobre o milionário mercado de vídeos online. A Samba Tech, empresa líder em distribuição de vídeos online na América Latina realizou, no Centro de Convenções Rebouças, o Connect Samba, evento que reuniu grandes personalidades para debater as novidades, as oportunidades e as tendências do setor.

A realização do evento surge em um momento em que o consumo de vídeos tem crescido de forma exponencial, motivado pelo interesse em um conteúdo mais dinâmico e interativo, pela melhora da banda larga, pela mobilidade e pela facilidade de produção e distribuição. Neste contexto, a programação contou com referências de todas as áreas que envolvem vídeos online como produção, distribuição, modelos de monetização, Apps, ensino a distância (EAD), cross-media e OTT (over the top).

Na ocasião, centenas de participantes participaram de uma imersão em 10 horas de conteúdo, com mais de 20 palestrantes divididos em 10 palestras. “Procuramos reunir referências do mercado, com diferentes expertises, para apresentar ao público um conteúdo dinâmico, rico e exclusivo”, explica Pedro Filizzola, CMO da Samba Tech.

Após a abertura oficial, o espaço principal foi palco de uma série de palestras com grandes nomes, como o apresentador Luciano Huck, que compartilhou um pouco da sua trajetória, seu conhecimento sobre inovação e mostrou como é possível impactar as pessoas por meio de programas sociais; o painel mediado por Fernando Pacheco (Gerente de Desenvolvimento Estratégico), Fátima Pissarra (Diretora Geral da VEVO no Brasil), Gian Martinez (CEO da Winnin) e Rafael Rez (Nova Escola de Marketing), abordaram como atingir e engajar um usuário multiconectado.

Para mostrar como explorar conteúdo para o mercado de vídeos business e gerar receita, Vitor Knijnik (CEO da Rede Snack) mediou um painel com John Leitão (revelação do humor no Youtube), Fred Rocha (especialista em Varejo) e Rodrigo Molina (The 360), em que ambos puderam contar suas experiências com vídeos online. No período da tarde, Camilo Coutinho (Idealizador do Canal Play de Prata) abordou o tema como criar estrategicamente vídeos que realmente atingem resultados; Carlos Octávio (Diretor de Tecnologia e Arquitetura da TV Globo) contou por meio do case da Globo Play como uma das maiores emissoras de televisão do país tem se adaptado a mudança do perfil do consumidor. Em seguida, Arnon de Mello (VP da NBA), compartilhou como é possível criar conexões emocionais e transformar espectadores em fãs.

Gustavo Caetano (CEO da Samba Tech), mediou o painel com dois grandes nomes do mercado de inovação. Paula Bellizia (CEO da Microsoft Brasil) e Luis Justo (CEO do Rock in Rio) apontaram estratégias de como implementar uma cultura de inovação.. Apresentando tendências e mudanças da educação e do Ensino a Distância (EAD), Everton Alves (Diretor Comercial da Samba Tech), Paulo Jubilut (Professor e CEO do Biologia Total), Alberto Santana (Kroton) e Daniel Pedrino (VP de Customer Success do Descomplica), puderam debater novidades sobre o setor.

Por fim, Fábio Machado (Co-fundador do Esporte Interativo), explorou estratégias para conseguir uma legião de fãs engajados trabalhando com vídeos online e multicanais. “O evento foi muito rico em conteúdo e espero que os temas que foram discutidos possam ter ajudado os empreendedores a tirar as suas ideias do papel e colocá-las em prática”, finaliza Caetano.

Inovação constante

Além de apresentar conteúdo relevante para o público presente, a Samba Tech anunciou, com exclusividade, o lançamento de novidades de produtos para completar a cartela de serviços oferecidos pela empresa e otimizar a estratégia do produtor de conteúdo em vídeo. “Nós identificamos que as pessoas chegavam até nós com uma habilidade incrível de produzir um material que fosse raro, relevante para audiência e extremamente rico, mas que, na maioria das vezes, não sabiam desenvolver uma estratégia sólida e eficaz para a divulgação e a distribuição desse material”, disse Gustavo Caetano.

Um dos primeiros lançamentos do evento – e um dos mais aguardados – foi a possibilidade do produtor vender o seu conteúdo a partir de uma rede de afiliados. Por isso, foi firmada uma parceria com com a Lomadee, a maior rede de afiliados do Brasil. A partir de agora, os clientes Samba Play passarão a contar com uma distribuição muito mais ampla de seu canal, que leva ao aumento do retorno financeiro, sem precisar investir em marketing e divulgação. Por meio do programa de afiliados, o produtor ganha mais um canal de vendas e consegue escalar melhor o seu negócio, garantindo mais visibilidade, relevância e receita para seus conteúdos.

O segundo lançamento é o MarketPlay, um Market Place que funcionará como um portal com conteúdos exclusivos dos clientes Samba Play. Neste ambiente virtual, as pessoas poderão navegar pelos diversos canais do Samba Play sem precisar por cada site e por cada produtor. O objetivo do MarketPlay é criar mais um canal de venda direta para o público do Samba Play, sem precisar se preocupar com divulgação ou qualquer outro tipo de investimento em marketing, já que isso ficará por conta da Samba Tech.

Outro lançamento divulgado no evento foi o aplicativo do Samba Play. Agora, os clientes já poderão ter o seu próprio aplicativo, oferecendo uma experiência muito melhor e mais completa de consumo dos vídeos à parcela de público que cada vez mais prefere assistir conteúdos pelo smartphone ou tablet. Uma novidade que também foi anunciada para os usuários do Samba Play é a possibilidade de mudanças de templates e sales pages dentro da plataforma, que contribuem para a atração de novos clientes e para o aumento da taxa de conversão para novos assinantes.

Além disso, para tornar a experiência do usuário ainda mais positiva, a empresa também firmou uma parceria com a Netshow.me, empresa referência em transmissão via streaming, para a realização de transmissões ao vivo interativas. Esses lançamentos confirmam, ainda mais, o posicionamento da empresa em tornar a experiência do usuário única.

De acordo com Gustavo Caetano, CEO da Samba Tech, os lançamentos também vieram para que o pequeno produtor consiga monetizar cada vez mais o seu conteúdo. “Queremos criar oportunidades para que  as empresas, empreendedores e produtores de conteúdo possam gerar receita por meio dos seus vídeos. Existe no mercado um número enorme de pessoas com grande potencial e queremos fazer com que eles consigam transformar seus talentos em negócio. Esse é o nosso objetivo”, explica o empreendedor.

Apoiadores