Qual o melhor modelo de negócio para sua Startup?

Redação
agosto19/ 2015

“Por que você não tenta sair do modelo B2C para um modelo B2B?” Principiantes no mundo das startups podem ficar perdidos com algumas siglas utilizadas pelos empreendedores. O conceito por trás dessas siglas é muito mais simples do que parece, se trata do modelo adotado pela sua empresa para fazer negócios.

Um modelo B2B, business to business, significa que a sua startup tem outras empresas como clientes. Um exemplo brasileiro: a startup Tracksale vende para empresas uma ferramenta de monitoramento de satisfação de clientes. É uma relação de negócios entre empresas.

No modelo B2C, business do consumer, o consumidor final é o cliente da startup. Outro exemplo brasileiro: o Easy Taxi é um aplicativo que permite a localização rápida de taxistas e é utilizado diretamente pelo consumidor final. É uma relação de negócio da startup direta com o consumidor.

Outro modelo existente é o C2C, no qual a startup funciona como uma ponte para negócios entre consumidores. O Mercado Livre é um exemplo neste modelo; o usuário não compra o produto do Mercado Livre, mas de outro usuário. Há ainda o B2G, uma variação do B2B no qual o cliente é o governo.

Inspirados pelos casos de sucesso de startups, a maioria dos empreendedores brasileiros pensam em modelos B2C, visando a escala em milhões de usuários. Isso já mostra uma competição muito grande nesse setor e representa um grande investimento em marketing necessário. O mercado B2B possui menos competidores, as empresas possuem recursos financeiros maiores que usuários finais, mas são mais exigentes quanto à praticidade e qualidade do produto oferecido.

Mais do que saber o conceito, o empreendedor deve entender as demais implicações envolvidas na escolha do modelo do seu negócio. Testar hipóteses de venda para consumidores finais ou para empresas e avaliar o impacto na estrutura de custos e nas fontes de receita é uma estratégia interessante para se encontrar a melhor oportunidade de mercado. Qual o melhor modelo para o seu caso?

 

Fonte: Startup Sebrae Minas

Apoiadores