Oi recebe até janeiro inscrições de startups para incubação no Oito

Redação
dezembro18/ 2018

Estão abertas até o dia 16 de janeiro de 2019 as inscrições para startups interessadas em participar do programa de incubação do Oito, o espaço de inovação e empreendedorismo da companhia, localizado em Ipanema, no Rio de Janeiro. As propostas devem atender a desafios apresentados pela companhia e serão recebidas pelo site do Oito (www.oito.net.br) . O resultado será divulgado em fevereiro, após a realização de apresentações presenciais (pitch), e o programa terá início em março, com duração de 9 meses. Startups de todo o Brasil e do exterior podem participar do programa. O número de selecionadas será definido de acordo com a adequação das propostas enviadas aos desafios definidos no edital, elaborados com a contribuição de diferentes áreas da companhia. A seleção das startups será conduzida pela Oi com apoio da Associação Brasileira de Startups.

O Oito busca contribuir para o desenvolvimento de produtos e serviços de base tecnológica com capacidade de aumentar a eficiência operacional da Oi ou de gerar novas oportunidades de negócios para a companhia ou seus parceiros. Para isso, as startups selecionadas terão acesso a mentorias, apoio nas áreas gerencial, jurídica, financeira e de comunicação, e acesso facilitado a produtos e serviços de empresas parceiras, como Oracle, IBM e Amazon Web Services. As incubadas também terão à disposição até três posições de trabalho no espaço de coworking do Oito e poderão receber aporte financeiro para investimento no desenvolvimento do projeto proposto, em condições e valores a serem acordados entre as partes, incluindo ou não a possibilidade de participação do Oito no seu capital social.

Os desafios que deverão ser atendidos pelas propostas das startups foram divididos em três temas (operacionais, financeiros e negócios) e cada um tem objetivos específicos, relacionados a áreas estratégicas da Oi e com potencial de aplicação em diversos segmentos de atuação de clientes atuais e potenciais da companhia.

Critérios de seleção

O Comitê Interno de Seleção das startups será composto por executivos da Oi. Além da aderência aos desafios, os critérios de seleção serão a maturidade do projeto e da empresa, a viabilidade técnica e econômica do empreendimento, a consistência entre o modelo de negócio e a estratégia de entrada no mercado, a base tecnológica e grau de inovação e competitividade da solução, potencial de sinergia da startup com as demais incubadas, e a qualificação dos proponentes e da equipe.

Atualmente, sete startups participam do primeiro ciclo de aceleração do Oito: Energy2go (https://www.energy2go.com.br/), Everywhere Analytics (http://www.everywherebi.com.br/), Genesis Training (http://genesistraining.com.br/), Holmes, Nearbee (http://www.nearbee.com.br/), Top2You (http://top2you.net/) e Gamer Trials (https://www.gamertrials.com/). O Oito também abriga startups residentes, que alugam posições de trabalho no espaço de coworking, e mantém uma agenda de eventos para fomentar o desenvolvimento do ecossistema de inovação no Rio de Janeiro e no Brasil.

Entre os parceiros do Oito estão Nokia, IBM, Oracle, Amazon Web Services, CPqD, Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), Senai, escritório Montaury Pimenta, Machado & Vieira Mello e o Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi.

Apoiadores