Novo app traduz textos contidos em imagens

Redação
agosto03/ 2015

A experiência de viajar para o exterior sem conhecer a língua nativa ficou mais fácil e segura. O aplicativo Google Tradutor, que já realizava a conversão de conteúdos para dezenas de idiomas, agora conta com uma ferramenta que possibilita a tradução instantânea de textos existentes em imagens para 27 dialetos diferentes.

O desenvolvimento da nova tecnologia foi possível depois que a Google adquiriu a empresa Quest Visual, fundada pelo brasileiro Otávio Good, que possuía um recurso denominado Word Lens. Realizada a transação comercial entre as duas companhias, o sistema foi incorporado por engenheiros da gigante norte-americana ao seu já existente Tradutor, o que possibilitou a oferta da nova funcionalidade para plataformas de tradução.

Cada língua é incluída por meio de um pacote baixado para o app, que tem peso de 2 MB e pode ser utilizado mesmo que o usuário esteja sem conexão com a internet. Importante ressaltar que a tradução  dos textos não é perfeita, mas o sistema já auxilia bem a entender qual a mensagem deixada nas imagens ou, no mínimo, fazer a interpretação e compreender melhor seu significado.

Apoiadores