Monetizze, a plataforma que une produtores e afiliados

Larissa Borges
junho01/ 2017

Quem vende infoprodutos sabe: ter uma plataforma confiável para realizar as transações é essencial para um resultado positivo com o negócio. Foi apostando nesse segmento que Márcio Motta criou a Monetizze.

A empresa tem como objetivo ser o melhor meio de pagamento online entre produtor e afiliado. Em entrevista ao Minas Inova, Márcio conta como surgiu a ideia de criar a empresa, os desafios de empreender, analisa o mercado de inovação e fala um pouco mais sobre o segmento de afiliados e os próximos passos da Monetizze. Confira:

 

Minas Inova (MI) – Como surgiu a ideia de criar a Monetizze?

Márcio Motta (MM) – Eu sempre gostei da área de informática. Atuo na área de tecnologia da informação há mais de 16 anos. Já trabalhei com manutenção de computador, pesquisa de preço, programação, até virar coordenador de TI em uma grande empresa de desenvolvimento de software. Foi nessa época, em 2013, que participei de um evento de afiliados e um grande amigo, Rafael Rez, me incentivou a criar uma plataforma de tecnologia e inovação com visão estratégica de integração entre produtores, afiliados e consumidor final.  Uma vez que só existia uma plataforma no Brasil e o mercado estava em franca expansão. Foi neste momento que eu tomei a decisão de desenvolver o sistema.

O primeiro desafio foi conseguir o capital inicial. Naquela época, eu recorri a dois amigos que possibilitaram que o projeto fosse iniciado, mas mesmo antes de conseguir esse investimento eu já tinha começado a desenvolver a plataforma. Foram dois anos dividindo meu tempo entre o emprego formal, pois eu não podia abrir mão da renda, e o desenvolvimento da Monetizze. Eu trabalhava oito horas diárias e depois chegava em casa, entrava na garagem e trabalhava pelo menos mais oito horas. Em abril de 2016, já com o sistema encorpado tomei a decisão de largar o emprego formal para me dedicar exclusivamente ao projeto que hoje conta com 500.000 usuários cadastrados e mais de 6.000 produtos a venda.

 

MI – Qual o objetivo da plataforma?

MM – Ser o melhor meio de pagamento on-line do mundo. Por isso mais do que nossa meta, nosso propósito enquanto empresa é alcançar, ou melhor, conquistar cada dia mais produtores e afiliados, mantendo sempre a qualidade em tudo que realizamos, tendo como pilares a transparência e a adaptabilidade da ferramenta. Transparência porque o usuário tem total controle e acompanhamento das vendas e ganhos realizados. Adaptabilidade, pois, desde sua criação, a plataforma integra em seu DNA diversas melhorias realizadas a partir da escuta do usuário, seja em atendimento ou interface para gerar melhores vendas e rentabilidade para seus usuários.

 

MI – Como funciona a Monetizze?

MM – O objetivo da nossa plataforma é fazer a conexão entre produtores, afiliados e consumidor final.  O produtor é aquele que fabrica um determinado produto e deseja vendê-lo. Já o afiliado é aquele que faz a divulgação desse produto para que ele chegue até o cliente final.

O produtor cadastra seu produto em nossa plataforma, seja um infoproduto (produtos digitais), produtos físicos e também serviços. Em seguida, ele define o valor deste produto e também quanto o afiliado irá receber de comissão. Quando o afiliado escolhe este produto, é gerado um link que identifica aquele conteúdo. Essa divulgação é feita por meio de sites, anúncio em redes sociais, canal de Youtube, entre outros. Para cada venda que o afiliado indicar por meio desse link, a Monetizze já separa sua comissão. Esse é o diferencial: nossa plataforma garante que o afiliado receba esse valor e o produtor não tenha que se preocupar em realizar o pagamento. O produtor também recebe o valor da compra já descontando essa comissão.

Ou seja, é uma forma onde todos saem ganhando: o produtor que vende seu produto por um determinado valor, o afiliado que faz a divulgação dele e recebe uma comissão por cada venda realizada e, por último, o consumidor que recebe aquele material.

 

MI – O que são infoprodutos?

MM – São produtos digitais. Produtos que são consumidos diretamente na internet. Exemplos: apostilas e livros digitais (ebooks), vídeo aulas, cursos online, palestras em vídeo, entre outros.

 

MI – Quais os desafios e benefícios de trabalhar com infoprodutos no Brasil?

MM – O maior desafio é mostrar valor em algo não tangível, mas que nossos usuários fazem muito bem. A Monetizze tem que estar junto com seus clientes realizando melhorias constantes na plataforma para gerar melhores vendas e rentabilidade para seus usuários.

Um grande benefício de trabalhar com infoprodutos é a diversidade e a quantidade de produtos ofertados. Hoje, o produtor possui acessibilidade às fábricas e criações de marcas próprias o que torna seu negócio mais abrangente. Para o afiliado isso é ótimo, pois garante uma melhor atuação em sua base de consumidores e permite maiores ganhos. Além disso, as vendas são altamente escaláveis visto que não se precisa fabricar cópias para vender, os custos de produção são baixos e são produtos de fácil distribuição.

 

MI – Como inovar no segmento de infoprodutos, que está crescendo no Brasil?

MM – O que há de mais inovador no momento no segmento de Marketing de Afiliados, que inclui os infoprodutos, é o poder de ter upsell, ou seja, técnicas de baixo custo destinadas a aumentar o volume de vendas, o ticket médio e o faturamento. Resumidamente,  o objetivo é fazer com que o seu cliente não compre apenas o produto que intencionava, mas perceber o benefício de agregar outros produtos ou serviços nesta venda, usando ferramentas de tecnologia e táticas mais voltadas ao apelo psicológico do comprador. Temos que pensar nas melhores ferramentas e os melhores recursos tecnológicos.

 

MI – O que é inovação para o Monetizze?

MM – A Monetizze entende que inovação é criar novas soluções para antigos problemas, sem perder o foco no que o mercado precisa no seu dia a dia. Temos que estar atentos ao que o mercado precisa e sempre buscar fazer algo diferente. Por exemplo, a Monetizze nasceu fazendo a intermediação de produtos digitais, mas hoje aposta também nas ofertas de produtos físicos e serviços, algo que outras plataformas não realizam.

A Monetizze é pioneira justamente por fazer a intermediação desses produtos, agregando as expertises já existentes. Percebemos que o mercado estava deficiente em tecnologia tanto para afiliados, quanto para produtores, fomos lá e resolvemos, fornecendo a melhor plataforma de um jeito bem mais simples.

 

MI – Como avalia o mercado mineiro de inovação?

MM – O mercado mineiro está muito evoluído na questão inovação, temos as maiores startups do Brasil. Além disso, no caso da Monetizze, alguns clientes ficaram desempregados e viram no nosso mercado de produtos online uma oportunidade para gerar negócios, trabalhando como afiliados ou criando seus próprios produtos,  isso fez com que esse mercado de negócios online crescesse ainda mais. Vemos histórias de pessoas largando seus empregos formais, pessoas que estão insatisfeitas em suas carreiras ou então pessoas que ficaram desempregadas indo para o mundo online, se tornando empreendedores digitais.

Então, o que a gente percebe é justamente essa migração do mundo físico para o mundo digital, o que é cada vez mais presente na vida do consumidor que busca soluções práticas para seu dia a dia.

 

MI – Este mês, a empresa irá patrocinar um evento em São Paulo. Fale mais sobre o papel da Monetizze no evento e a importância de fomentar o segmento.

Este mês nós desembarcamos em São Paulo para patrocinar três eventos: o Aquecendo as Turbinas, o Afiliados Brasil e o Curso Presencial de Marketing Digital e de Afiliados.

O Aquecendo as Turbinas será no dia 31 de maio (quarta-feira), no hotel Pestana São Paulo.  O evento promete mais de dez horas de acesso a palestras exclusivas reunindo os maiores players do mercado de afiliados.  Já na primeira semana de junho, dia 1,2 e 3 (quinta, sexta e sábado), no Centro de Convenções Rebouças – Avenida Rebouças, 600 – Pinheiros, vamos patrocinar o maior congresso de Marketing de Afiliados da América Latina, o Afiliados Brasil.

No dia 5 e 6 de junho (segunda e terça) no espaço Maestro, a Monetizze patrocina o “Curso Presencial de Marketing Digital e Marketing de Afiliados”, serão 20 horas de conteúdo ministrados por dois dos profissionais mais qualificados do mercado de Marketing Digital; Paulo Faustino e Rafael Rez, o curso promove dois dias intensos com conteúdos para produção de resultados práticos em negócios digitais

Esses eventos confirmam a força do segmento, que deve crescer pelo menos 15% esse ano segundo o Conselho de Comércio Eletrônico da Fecomércio-SP. O Afiliados Brasil é o maior evento desse segmento, reúne os melhores palestrantes da área e os maiores profissionais desse mercado.

lém de patrocinar o evento, eu também serei um dos palestrantes, o objetivo é apresentar nossas ferramentas, nossas tecnologias. Mostrar para os participantes do evento como a Monetizze pode contribuir para alavancar suas vendas e potencializar seus negócios online. Além disso, queremos ajudar a melhorar o mercado de afiliados no Brasil, mostrar o potencial que esse mercado tem.

 

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