Minas Digital Summit reuniu grandes nomes internacionais e do ecossistema mineiro de inovação

Téo Scalioni
abril06/ 2018

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), realizou nos dias 3, 4 e 5 de abril, no Hotel Ouro Minas, o Minas Digital Summit. O evento reuniu, em Belo Horizonte, os principais atores do ecossistema mineiro de inovação. A programação contou com workshops e palestras para todo o público. Empreendedores, investidores, gestores públicos e pesquisadores poderão debater e compartilhar novidades do mercado da tecnologia.

Minas Gerais hoje desponta como polo tecnológico e de inovação no país, com referência de grandes universidades, startups, parques tecnológicos e incubadoras. “O Governo de Minas Gerais trabalha para fomentar o ambiente de empreendedorismo e inovação no Estado, incentivando jovens a se envolverem com pesquisa e tecnologia. Nosso objetivo é aproximar grandes empresas e startups, gerando negócios e soluções inteligentes nas mais diversas áreas”, afirma o secretário Miguel Corrêa.

O grande destaque do primeiro dia foi o “HUB Inspiration Day”. Promovido pelo Hub Minas Digital, a palestra feita por Andrew Humphries, co-fundador da aceleradora The Bakery e empreendedor em série. Os participantes tiveram a chance de conhecer os mecanismos utilizados pelas grandes organizações que resultaram em crescimento dentro do mercado empresarial. Será um workshop com análises, discussões e apresentações dos desafios empresariais e planos de inovação. Além disso, ainda no dia 03/04, aconteceu o “Conecta Gov”. Visando atrair startups para Minas Gerais, a Sedectes e a Prodemge apresentaram estratégias de inovação para gestores municipais. Já o workshop de “Popularização de Ciência e Tecnologia” trouxe as novidades da ciência e tecnologia no meio acadêmico. O Pop Ciência apresentou as novas tendências da área e destacar o novo tema da Semana Nacional de C&T 2018.

O segundo dia do Minas Digital Summit trouxe como destaque o “She’s Tech Day”. O objetivo é inspirar mulheres a buscarem conhecimento e empreenderem em carreiras e negócios com base tecnológica. Será um dia de muito empreendedorismo, engajamento e capacitação.

Grande Encontro debate a inovação em nível mundial

 

O painel do último dia do Minas Digital Summit teve palestrantes nacionais e internacionais que fecharam com chave de ouro a discussão sobre ciência, tecnologia e inovação. Os resultados das ações e projetos desenvolvidos pela Sedectes foram apresentados pelo secretário Miguel Corrêa. A CEO da Indústrias de Tecnologia Avançada de Israel (IATI), Karin Mayer Rubinstein, é especialista em análise e desenvolvimento de ecossistemas tecnológicos. Karin foi a grande responsável por analisar o ecossistema de inovação mineiro por meio dos resultados das ações da Sedectes. Outra participante do “Grande Encontro” foi a primeira astronauta negra da Nasa, Yvonne Cagle, que falou sobre sua experiência tecnológica no espaço. Professora do departamento de medicina cardiovascular da Universidade de Stanford, a pesquisadora é atualmente cientista-chefe do Gabinete do Programa de Nível II de Pesquisa Suborbitária Comercial da Nasa. Ela foi designada como principal coordenadora de astronáutica e gerente de relações estratégicas de Stanford para o Google e outras parcerias programáticas do Vale do Silício. Seu trabalho inovador é preservar os dados legados da Nasa, ao mesmo tempo em que estimula a liderança em mapeamento global, energias sustentáveis, iniciativas verdes e preparação para desastres.

Completando a discussão, o presidente da Hyperloop Transportation Technologies (HTT), Bibop Gresta, falou sobre a revolucionária empresa que tem o objetivo de transportar no vácuo, em alta velocidade, cargas e pessoas.

 

Apoiadores