Calçado ajustável, mais saúde e dignidade para crianças carentes

Erick Brazil
julho04/ 2015

Calçados. Seja tênis, sandálias, chinelos ou sapatos, protegem nossos pés de feridas, de doenças e parasitas que o chão abriga. É quase surreal imaginar que, em 2015, ainda existam crianças e adultos sem acesso a um calçado. Mas a realidade é triste e existem sim populações em que crianças não possuem um calçado ou quando o tem, é de maneira precária ou improvisada.

Crianças são as que mais sofrem com a falta de calçados. Durante a infância e adolescência, devido ao rápido crescimento, calçados que serviam no mês passado podem não servir no próximo mês. Em grandes centros urbanos desenvolvidos, esse problema é sanado com uma rápida ida ao shopping, mas em locais subdesenvolvidos esta é uma árdua tarefa. Calçados antigos e gastos, fora do tamanho ideal ou a falta deles fazem parte do cotidiano de cerca de 3 milhões de crianças ao redor do mundo.

A Because International, uma organização sem fins lucrativos, está mudando este cenário com o desenvolvimento de um calçado ajustável que pode durar até 5 anos. Feito a partir de couro e borracha o “The Shoes that Grows” (O sapato que cresce – em tradução livre) possui dois tamanhos, um pequeno para crianças e outro maior que atende jovens na adolescência. Todos os dois tamanhos são ajustáveis e podem se adaptar de acordo com o crescimento das crianças.

Por se tratar de um projeto sem fins lucrativos, a disponibilização destes calçados é feito a partir de doações de US$ 15,00 para cada par e você pode colaborar com esta iniciativa clicando aqui.

Apoiadores