BH entra no circuito de internet de fibra óptica

Redação
setembro25/ 2018

A Oi está lançando em quatro cidades mineiras – Belo Horizonte, Divinópolis, Pouso Alegre e Poços de Caldas – o Fiber to the Home (FTTH), serviço de fibra óptica de altíssima velocidade. No total, além da capital mineira, o FTTH está sendo lançado em mais 20 cidades brasileiras. Até o final do ano o Oi Fibra estará presente em 25 cidades, com ofertas de internet de até 200 Mega. Além de Minas Gerais, essas cidades estão distribuidas pelo Distrito Federal e pelos estados do Rio de Janeiro,  Pernambuco, Bahia, Amazonas, Cerá, Goiás, Rio Grande do sul e Paraná. Em Belo Horizonte, a companhia já oferece o serviços em vários bairros, entre eles Anchieta, Belvedere, Cruzeiro, Lourdes Vale do Sereno, Santo Agostinho, Savassi, Vila da Serra, Buritis e Estoril.

 Para levar a nova tecnologia até as residências nos bairros já atendidos em BH, Poços de Caldas, Divinópolis e Pouso Alegre, a Oi está substituindo os tradicionais cabos de cobre ou cabos coaxiais por fibra ótica. Fibra ótica é a rede de transmissão de dados mais rápida do mundo. Ela permite atingir velocidade, qualidade e capacidade muito maiores do que com qualquer outro tipo de tecnologia. Com ela é possível usar vários aparelhos ao mesmo tempo, sem perda de velocidade, jogar online, fazer downloads de vídeo em alta definição muito mais rápido, entre outros benefícios.

“O cliente quer cada vez mais velocidade e conveniência e a companhia desenvolve seu portfólio para atender a todos os perfis de consumidores, principalmente nesta era do entretenimento digital, em que a demanda por internet de altíssima velocidade e capacidade é cada vez maior. As novas ofertas do Oi Fibra não só garantem altíssima performance, mas também quando contratada dentro do combo Oi Total possibilita o acesso aos serviços de TV por internet (IPTV) e de voz por internet (VoIP), com conta e atendimento integrados, a preços competitivos. Temos acompanhado de perto os resultados do produto e os índices de satisfação estão na casa dos 95%. Além disso, em algumas localidades onde o Oi Fibra está presente há mais tempo, 70% das novas adições vieram dos nossos concorrentes, resultado que evidencia a aceitação do mercado ao produto”, afirma Bernardo Winik, diretor Comercial da Oi.

A estratégia da companhia para expandir a entrega de fibra foi adotar uma abordagem operacional inovadora que possibilita à Oi ter mais agilidade, precisão e eficiência de custos na implantação do serviço. Essa estratégia alavanca o diferencial competitivo da companhia, formado pela combinação da robustez da rede de transporte com a capilaridade da malha de fibra metropolitana. Em um projeto piloto realizado pela Oi em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, a companhia observou que, em menos de 3 meses, o produto Oi Fibra superou os 20% de market share nas áreas em que estava disponível.

“A Oi tem mais de 350 mil km de fibra passada no Brasil, chegando a mais de 2 mil municípios com fibra através da sua rede de transporte. De uma forma inovadora, estamos aproveitando este ativo para oferecer a melhor experiência de internet de altíssima velocidade ao cliente com a fibra óptica, em um modelo que nos permite atuar de forma mais direcionada, de acordo com a demanda dos locais onde estamos oferecendo o serviço”, afirma José Cláudio Moreira Gonçalves, diretor de Operações da Oi.

Apoiadores