3 dicas para você implantar uma metodologia de inovação no seu negócio

Redação
setembro18/ 2017

Uma inovação disruptiva traz grandes impactos no mundo aos negócios, mas é apenas um complemento dentro de todo o conceito sobre o que de fato é a inovação.

Segundo o próprio dicionário, inovação é o conceito de introduzir novidades, renovar, inventar ou criar. Seja na história da humanidade ou no mundo empresarial, já está muito claro que quem não inova, não sobrevive. Assim, hoje gostaria de compartilhar com você algumas dicas iniciais sobre como buscar e favorecer a inovação constante em sua empresa:

#1 – Aposte em um ambiente favorável à inovação.

Um bom clima organizacional, somado a espaços compatíveis, a momentos para criação de ideias, sem dúvidas são facilitadores para dar vida a projetos inovadores; o Google que o diga! Porém, sua empresa não precisa ser uma gigante da tecnologia para que você possa fomentar esse tipo de ambiente. Para começar, às vezes, apenas um espaço mais tranquilo para o “cafezinho” já pode ser o palco da criação do seu projeto mais inovador até hoje.

#2 – Busque a colaboração com parceiros e com a comunidade.
Orçamentos reduzidos ou até inexistentes não podem ser encarados como algo que impede a busca por inovação na sua empresa. Se até empresas líderes de mercado, como AMBEV, buscam o apoio de universitários e startups recém-criadas para dar vida a projetos inovadores em parceria, o que impede a sua empresa de buscar esse tipo de colaboração em sua comunidade? Unir forças com quem possui a mesma sinergia com o seu negócio, pode ser um fator decisivo para inovar.

#3 – Experimente, faça testes. Quem corre riscos permanece em movimento.
Naturalmente, a busca por novos produtos, serviços e oportunidades envolve uma série de riscos. Mas vale lembrar que, em um mundo em constante mudança, o risco maior fica por conta daqueles que resistem às transformações. Nesse sentido, compensa mais uma empresa arriscar, dar pequenos passos errados até chegar a uma grande corrida no caminho certo, do que permanecer apenas caminhando por um trajeto incerto.

Claramente, todas as dicas sobre como iniciar um processo de busca por inovação só vão ser eficazes se a empresa contar com lideranças que favoreçam esse contexto. São os líderes inspiradores os primeiros responsáveis por mover pessoas rumo ao sucesso. E inspiração empreendedora será o tema de amanhã.

Apoiadores