11 livros para acelerar a sua startup em 2018

Redação
março02/ 2018

Se você deseja crescer em 2018, precisa começar a estudar. A leitura é uma das maneiras mais fáceis de se inspirar nas ações de outros empreendedores, aprender novas técnicas e se aprofundar nos conceitos. Pensando nisso e no seu sucesso em 2018, selecionamos 11 livros para acelerar sua startup no novo ano.

Confira!

1) DE ZERO A UM – PETER THIEL

Este livro é recomendado por grandes nomes como Mark Zuckerberg e Elon Musk. Ele se propõe a instigar o leitor a responder perguntas que ajudem a acelerar a startup. Peter é cofundador do PayPal e, segundo explica no texto, acredita que, se você copiar grandes gênios da humanidade, não vai chegar a lugar nenhum.

O que fará com que você tenha sucesso é criar outro modelo e definir a forma de fazer as coisas.

2) LEAN STARTUP – ERIC RIES

Este livro mudou o cenário das startups em todo o mundo. A premissa é a de que essas empresas de inovação podem desenvolver seus produtos e serviços de maneira  totalmente nova, baseada nos testes e nas adequações.

Já escrevemos um post sobre isso, veja aqui!

3) CHECKLIST: COMO FAZER AS COISAS BENFEITAS – ATUL GAWANDE

Atul é, na verdade, um cirurgião, portanto, sua visão sobre produtividade é da área médica – mas é recomendada para qualquer tipo de profissão. Ele sugere que, no mundo atual, até os maiores experts têm a ganhar com o uso de checklists.

Se o que você precisa para acelerar sua startup é produzir, adicione este livro na sua lista de férias.

4) A SUTIL ARTE DE LIGAR O F*DA-SE – MARK MANSON

Você, como empreendedor de startups, precisa saber que as falhas existem e provavelmente estão no seu destino. Este livro ajuda o leitor a lidar exatamente com isso, indo contra a ideia de que devemos pensar positivo o tempo todo.

Com o objetivo de aprender a colocar as falhas para trabalhar a seu favor, não deixe de ler.

5) GETTING (MORE OF) WHAT YOU WANT – MARGARET A. NEALE

Se para acelerar sua startup está faltando negociar alguma coisa, escolha esta leitura. Na verdade, ela é indicada para qualquer situação que envolva negociação – e todos nós um dia passamos por isso na vida.

A autora argumenta que negociadores inexperientes deixam muito espaço para que o outro vença. Leia para entender melhor sobre isso e começar o ano conquistando mais.

6) TOOLS OF TITANS – TIM FERRISS

Tim Ferriss tem um podcast chamado de “Tim Ferriss Show”. Nele, recebeu figuras como Arnold Schwarzenegger e Ben Horowitz para falar sobre empreendedorismo, gestão, inspiração, etc.

O livro trata de um compilado das ideias discutidas nas entrevistas, incluindo ferramentas e técnicas que os entrevistados contaram no podcast. Quer inspiração? Então leia esta obra!

7) O DILEMA DA INOVAÇÃO – CLAYTON CHRISTENSEN

Startups precisam inovar. Não basta apenas ter produtos inovadores, mas a forma de entregar, atender o cliente e se comunicar também deve ser eficaz.

Clayton é professor de Harvard e nesta obra observa falhas em corporações que tentam inovar, analisando os motivos pelos quais essas ocorrem e como evitá-las.

Comece o ano com mais projetos inovadores!

8) O LADO DIFÍCIL DAS SITUAÇÕES DIFÍCEIS – BEN HOROWITZ

Este livro passa longe de fórmulas prontas. Ben procura apresentar a realidade de empreender com startups, dividindo detalhes da própria trajetória como CEO da Opsware, quando a bolha de internet explodiu.

Sem necessariamente desmotivar, esta obra traz ensinamentos importantes sobre a realidade.

9) HOOKED – NIR EYAL

A maior missão de qualquer empreendedor é fazer as pessoas se engajarem com o produto ou o serviço. Afinal, para acelerar sua startup, isso é essencial.

No livro, você vai aprender como lidar com as emoções humanas e compreender o comportamento das pessoas, a fim de aplicar as ações certas e fazer com que elas se apaixonem pela solução.

O livro esteve em várias listas de obras mais influenciadoras de marketing de 2014 e já se tornou um clássico!

10) ORIGINAIS: COMO OS INCONFORMISTAS MUDAM O MUNDO – ADAM GRANT

A criatividade, assim como andar de bicicleta, pode ser aprendida. Diferentemente do senso comum, que diz que nascemos pessoas criativas, existem métodos para fortalecer essa habilidade.

Adam escreveu a obra com base em estudos reais da universidade onde trabalha, Wharton. Se você deseja que seu 2018 seja mais criativo, não deixe de começar o ano com este livro!

11) O GESTOR EFICAZ – PETER DRUCKER

Organizar seus afazeres, aprender a priorizar, gerir o tempo e ser mais produtivo. Certamente, essas ideias permeiam várias resoluções de ano novo. Afinal, ser capaz de fazer isso pode transformar seu negócio.

Como gestor, conforme a equipe cresça, fica cada vez mais difícil executar tudo com eficiência. Foi pensando nisso que Peter Drucker escreveu este livro – para ajudar executivos a fazer mais de seu tempo. Se você precisa melhorar tais habilidades, não deixe de ler esta obra!

Fonte: Sebrae Inovação

Apoiadores