YouTube reformula layout de aplicativo e lança novo formato para vídeos publicitários

YouTube reformula layout de aplicativo e lança novo formato de vídeos publicitários
Redação
abril29/ 2016

O YouTube sempre está lançando novidades. No mês de abril, a plataforma de vídeos melhorar dois aspectos: o layout do aplicativo e lançar um novo formato para vídeos publicitários, o Bumper Ad.

A mudança em relação ao aplicativo do YouTube foi feita para iPhone ou Android. Agora, o usuário verá uma página inicial completamente modificada, com um formato simples e intuitivo, que convida a descobrir mais e aproveitar melhor a experiência em dispositivos móveis. Dessa forma, sempre que entrar no aplicativo do YouTube será recebido com vídeos dos canais que mais gosta.

Mais do que uma simples reformulação, a plataforma de vídeos inseriu no novo design recomendações personalizadas que facilitam a descoberta de novos vídeos. Esse novo sistema é baseado na tecnologia “Deep Neural Network”, que encontra padrões automaticamente e melhora o desempenho de acordo com o uso contínuo da ferramenta.

Bumper Ad é aposta do YouTube

Além da novidade no app, o YouTube também lançou no mercado um novo formato de anúncio em vídeo, o Bumper Ad. Com seis segundos de duração, os Bumper Ads são ideais para trazer alcance e frequência incrementais, especialmente em dispositivos móveis, onde vídeos curtos têm um bom desempenho.

A ideia surgiu após a empresa identificar, através de uma pesquisa, que metade das pessoas de 18 a 49 anos recorre primeiro aos seus dispositivos móveis para assistir a vídeos. Mesmo na sala de estar, muitas pessoas preferem usar seus smartphones – pelo controle, personalização e facilidade que eles oferecem. O Bumper Ad foi criado para atender a essa mudança nos hábitos de visualização.

O Bumper Ad é um formato que entrega impacto e alcance com muita velocidade, por este motivo é o formato ideal para complementar a estratégia de comunicação de marcas que buscam construir awareness e consideração, como por exemplo: campanhas promocionais, lançamentos de produtos e ativações com verba reduzida que necessitam de alcance em um curto espaço de tempo.

De qualquer forma, este novo lançamento de produto não substitui os formatos mais longos de anúncio na plataforma, como o TrueView (formato de 30 segundos ou mais que pode ser pulado). Pelo contrário, eles complementam a estratégia de vídeo no YouTube. No Brasil, a Coca-Cola foi o primeiro cliente a testar os Bumper Ads. A empresa teve bastante êxito em rentabilizar o investimento de vídeo combinando Bumper Ads com TrueView.

Apoiadores