Vitrine interativa estimula compra e fideliza cliente

Giuliano Le Senechal
junho25/ 2015

Uma empresa de Minas Gerais especializada em comunicação visual e projetos de interatividade estima que dure entre três e 10 segundos o tempo que uma pessoa passa observando um produto que lhe interessa em vitrines de lojas de roupas, calçados e outros produtos. Na tentativa de encontrar alternativas para aumentar esse período de apreciação e facilitar o processo de venda, a Hit Soluções Tecnológicas, indústria situada no vale da eletrônica de Santa Rita do Sapucaí, cidade da região sul do estado, está em fase final de teste de uma nova proposta, que deve ser lançada no mercado ainda este ano.

A nova ideia é a instalação de painéis de led que permitam aos potenciais compradores pesquisar diferentes cores e tamanhos dos produtos expostos. “Dessa maneira, acreditamos que o tempo de observação será maior e a intenção de compra estimulada, já que o cliente vai ver em detalhes o que lhe chamou a atenção, saber das diferentes opções  e, decidido a comprar, entra na loja sabendo exatamente o que quer”, explica Misael Luiz de Souza, diretor-executivo da companhia.

A recente aposta da empresa vem se somar ao mix de soluções inovadoras que já são oferecidos por ela no mercado, como os manequins giratórios interativos (ex-touch) que permitem ao cliente ver as peças expostas em diversos ângulos. O sistema, já implantado em mais de 800 pontos de comércio Brasil afora, funciona por meio de adesivos afixados na parte interior da vitrine de uma loja e posicionados em frente a determinados produtos. Quando tocados, os adesivos proporcionam ao usuário girar o manequim e olhar o artigo em detalhes.

“O carro-chefe de nossa empresa é o desenvolvimento de projetos de identidade visual e interação com os clientes. Nosso foco é tocar o sentido das pessoas e fazer com que elas tenham mais facilidade em conhecer melhor um produto em exposição. Isso se traduz em maior facilidade de venda para os lojistas e proporciona fidelização, pois aquela experiência com a marca fica registrada positivamente no imaginário do comprador”, analisa Souza.

Ele explica que os adesivos podem ser elaborados com propostas temáticas diferenciadas, seja por meio de mensagens diretas ou com símbolos que remetam a temporadas especiais para o comércio, como natal, dia dos namorados, entre outras. “Todos os projetos podem ser feitos de maneira personalizada, atendendo a ideia e necessidade de cada lojista”, destaca.

De acordo com Souza, os adesivos possuem sensores que, quando acionados pelo toque das mãos no adesivo, se conectam com uma central e ativam o movimento dos manequins conforme a intenção do cliente em observar a mercadoria. Se o usuário não se interessar e for embora e deixar o manequim, afixado sobre uma base giratória, de costas para a vitrine, em 30 segundos ele automaticamente volta para a posição frontal.

Entenda um pouco mais sobre a proposta da empresa assistindo ao vídeo.

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