Vem aí a 7ª edição do Fala Ciência

Redação
junho03/ 2019

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e a Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC) realiza, no dia 27 de junho, a VII edição do Fala Ciência: Curso de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, destinado aos divulgadores da CT&I e demais interessados sobre o tema. As inscrições são gratuitas, as vagas limitadas e os interessados devem fazer seu cadastro via formulário do Sympla, disponível aqui.

Para esta edição, além de várias atrações, está programada a palestra da pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Polyana Inácio Rezende Silva, que falará sobre Cultura Maker, Ciência(s) e Tendências tecnológicas: experiência criativa com a tecnologia na contemporaneidade. Na oportunidade, Silva irá explorar os princípios da cultura maker revisitando aspectos discutidos na filosofia da tecnologia e à luz de conceitos de ciência(s) que buscam superar a mirada positivista. “Nos processos sociais, observamos delegações múltiplas nas relações entre ciência, tendências tecnológicas e entidades criativas. Neste sentido falaremos sobre como a existência de laboratórios digitais de fabricação digital (FabLabs) corporificam a cultura maker, materializando ações e metodologias colaborativas.”, pontua.

Durante o evento, também serão realizadas oficinas de fotografia, filmagem, comunicação, storytelling e produção de podcast. Todas voltadas para a divulgação científica. Na oficina de podcast, por exemplo, a jornalista Luiza Lages irá apresentar podcasts de ciência produzidos atualmente, com discussão sobre técnica, conteúdo e forma. Serão abordadas também as particularidades da comunicação da ciência em podcasts, com exemplos diversos. A oficina também incluirá noções práticas básicas sobre produção, edição e veiculação. Para a jornalista, o evento é uma oportunidade para fomentar o debate, hoje tão importante, sobre os caminhos possíveis para a divulgação das ciências. “Nesse cenário, os podcasts de ciência aparecem como uma alternativa com grande potencial para experimentação e ganho de público. Espero que a oficina consiga transmitir esse potencial dos podcasts e munir os participantes de curiosidade e de ferramentas básicas para se aventurar com esse formato.”, afirma.

Abaixo a grade com a programação completa do evento. Escolha sua atividade favorita e se inscreva.

PROGRAMAÇÃO

9h: Abertura

9h30: Palestra – Comunicação (da ciência) em momentos de crise – Rennan Mafra – pesquisador e professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Viçosa (UFV)

10h45: Palestra – Cultura Maker, Ciência(s) e Tendências tecnológicas: experiência criativa com a tecnologia na contemporaneidade- Polyana Inácio Rezende Silva – pesquisadora Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

12h: Intervalo para almoço

14h às 17h: OFICINAS

(Atividades simultâneas: o participante deve optar pela oficina de seu interesse)

A ciência nas ondas do rádio: podcasts de divulgação científica Luiza Lages – jornalista e pesquisadora, responsável pelo podcast Ondas da Ciência.

A arte de Fotografar e Filmar para promover a divulgação cientifica – Jota Santos – ilustrador, animador e filmmaker da Fundação Ezequiel Dias (Funed)

Storytelling: como contar histórias – Renata Faber – publicitária, jornalista e escritora, fundadora da Gaveta de Histórias

Ciência e empreendedorismo: a comunicação como valor – Flávia Fonseca – Diretora de Marketing da Tinno Comunicação, empresa especializada em CT&I e Verônica Anselmo – Gerente de Marketing da Tinno Comunicação, empresa especializada em CT&I.

Serviço:
Data: 27/06, 9h às 17h
Local: FAPEMIG – Av. José Cândido da Silveira, 1500, Horto

Apoiadores