Colégio inova em ensino bilíngue

Téo Scalioni
maio07/ 2015

Propor novo método de estudo bilíngue, diferenciado da abordagem existente nas escolas internacionais no Brasil. Essa é a proposta do Colégio ICJ, que, desde 2014, possui formação bilíngue para as crianças no horário integral, em parceria com a rede Number One, em Belo Horizonte. Os alunos revisam os conteúdos aprendidos em sala de aula e exercitam em inglês o que foi aprendido na língua materna. 

“O bilinguismo ocorre quando as disciplinas regulares são abordadas em língua estrangeira e apenas a disciplina da língua materna é dada em português. A nossa formação se caracteriza pela complementação do aprendizado em língua estrangeira”, explica a diretora pedagógica do Colégio ICJ, Christina Fabel. Nenhum conteúdo novo é apresentado na segunda língua, pois o estudante apenas revê, em inglês, o que foi aprendido em português. “Trata-se de fixação de conteúdo, de forma superficial, pois não temos como abordar o tema aprofundado, porque as crianças estão aprendendo o novo idioma”.

Christina garante que não há risco de o aprendizado bilíngue confundir a cabeça das crianças por ainda estarem formando vocabulário. Segundo ela, estudos da neurociência comprovam que, quanto mais cedo o aprendizado de uma língua estrangeira, mais fácil ele será. “O sistema fônico dessa criança não está totalmente desenvolvido, então, a facilidade de apresentar fonemas e sons diferentes é muito grande”.

Para ela, a principal marca de um estudante bilíngue é a capacidade de pensar em duas línguas, sem hesitar. “Não é possível afirmar quanto tempo é necessário para que isso aconteça, depende de aptidão e dedicação. Contudo, quanto mais cedo inicia os estudos, mais rápido a criança pensará em inglês.

Além de terem os conteúdos revisados em inglês, os alunos têm contato com a língua em atividades lúdicas. “Momento gastronômico ou dentro da musicalização, bate-papo em inglês, contos de história, trabalho de artes, entre outros”, lembra Christina, observando que o projeto bilíngue da ICJ é iniciado com crianças a partir de 4 anos.

 www.colegioicj.com.br

Apoiadores