Um novo jeito para se deslocar nas cidades

Erick Brazil
maio27/ 2015

Otimizar o transporte nas grandes cidades se tornou um dos desafios deste século. Por isso, a cada dia, surgem soluções que vão de aluguéis de bicicletas, a transporte sobre trilhos, passando por vias exclusivas para veículos públicos. Pensando nessa necessidade, fabricantes de automóveis estão entrando na onda e revendo seus negócios. É o caso da Ford e o serviço Go!drive implantado em Londres.

Utilizando dois modelos da marca, o Focus elétrico (emissão de gases zero) e o Fiesta a gasolina (baixa emissão de gases), o serviço possui 20 pontos de retirada e entrega dos veículos na cidade. O usuário retira o carro em uma dessas bases e devolve em outra  com garantia de estacionamento em cada uma delas.

Ao se cadastrar no serviço, deve-se baixar um aplicativo exclusivo e inserir os dados pessoais e do cartão de crédito. Assim, você pode  retirar o keycard (cartão-passe para utilização do serviço) e  está apto para usar o Go!drive. Com a reserva feita, o próprio app abre o carro sem a necessidade de chaves, pois os veículos possuem um botão elétrico para dar a partida. Para trancar , utiliza-se o keycard com um leitor específico.

Pelo valor de aproximadamente 5 libras por meia hora, o usuário poderá transitar por todas as vias de Londres. Não existem outras cobranças como gasolina ou carga elétrica, seguro do automóvel, cobrança por quilometragem ou taxas do trânsito londrino. Valores extras poderão ser efetuados em caso de sujeira excessiva do automóvel, acidentes causados pelo usuário e violação das leis de trânsito

 O Serviço Go!drive se encontra em sua versão  de desenvolvimento e testes e está, inicialmente, limitado a dois mil usuários. O app do serviço está disponível somente para Iphones.

https://www.go-drive.com/

Apoiadores