Trem da Vale passa a ter wifi e entretenimento

Redação
agosto30/ 2016

 

Quem viajar no novo trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), agora já tem à disposição internet wi-fi e conteúdo de entretenimento off-line gratuitos. Ao abrir o ambiente virtual, o usuário acessa um espaço personalizado e amigável, com filmes e shows de sua preferência, sem a necessidade de conexão, nem de instalação de softwares adicionais ou aplicativos.

Cada passageiro tem a liberdade de acessar o conteúdo que quiser direto do seu aparelho. Isso o possibilita de retroceder ou avançar uma mídia, sem interferir na programação dos demais. O servidor instalado tem compatibilidade com os principais sistemas operacionais como IOS, Android e Windows, encontrados em diferentes dispositivos como celulares, tablets e notebooks.

O sistema inclui um modem de alta sensibilidade e alcance, com antena externa e filtro para falsos sinais. Como o veículo geralmente está em movimento, a troca de torres é constante, mas isso é feito de forma rápida e imperceptível, garantindo internet com qualidade de cobertura 3G e 4G ao longo do trecho. Em alguns pontos da ferrovia, no entanto, a regularidade do serviço dependerá da disponibilidade de sinal das operadoras de telefonia móvel.

Investimentos

Em dois anos de história, o Novo Trem, o único do Brasil que opera diariamente longas distâncias, já transportou 2 milhões de passageiros, volume que representa uma média de 82 mil passageiros por mês. Em seu trajeto diário entre o Espírito Santo e Minas Gerais, o trem passa por 51 localidades. A viagem dura, em média, 13 horas.

Fruto de um investimento de U$ 80,2 milhões, o Novo Trem de Passageiros da EFVM conta com 56 novos carros, sendo 10 executivos e 30 econômicos, além de carros restaurante, lanchonete, gerador e cadeirante (destinado a pessoas com dificuldade de locomoção). Cada carro executivo tem capacidade para transportar 57 passageiros. Já os econômicos acomodam 75 pessoas. Em ambas as classes os carros são climatizados e contam com tomadas elétricas individuais nas poltronas para possibilitar o carregamento de equipamentos eletrônicos, como notebooks e telefones celulares.

Fonte: Carta de notícias

Apoiadores