Treinamento para reduzir gastos de energia pode ser ótima alternativa para empresários

Treinamento para reduzir gastos de energia pode ser ótima alternativa
Redação
maio27/ 2016

A Cemig aumentou mais uma vez a tarifa que, desta vez, pode chegar a 10%. Para driblar o momento e reduzir os gastos com energia elétrica nas empresas, a empresa belorizontina Datte ministra o Programa Educacional de Eficiência Energética, desenvolvido para grandes consumidores de energia, ou seja, empresas de grande, médio e até pequeno porte.

De acordo com Marcos Aires, Diretor Executivo da Datte, o Programa Educacional de Eficiência Energética – PEEE, preenche uma necessidade de redução de gastos e de consumo de recursos em um momento em que o país passa pela maior crise hídrica/energética. “O PEEE é capaz de trazer retornos a curto, médio e longo prazos para as empresas e o meio ambiente, devido à ampliação dos conhecimentos sobre consumos e custos obtidos pelo treinamento teórico e as aplicações dos exercícios práticos, que consolidam o aprendizado e trazem resultados motivadores”, explica.

O programa aborda os seguintes temas: Treinamentos em Eficiência Energética; Alternativas de Redução de Custo com Energia e de Emissão de CO2 através da Redução do Consumo de Energia Elétrica; Preservação Ambiental; Opções de Redução no Consumo de Água; Adequação à Nova Realidade Hídrica; Preservação do Abastecimento Hídrico das Grandes Cidades; dentre outros. “Além de ser uma ótima alternativa para auxiliar as empresas a reduzir seus custos com energia, o treinamento educa as pessoas no âmbito pessoal”, comenta Aires.

Resultados Significativos

Aplicando a metodologia do Programa Educacional de Eficiência Energética (PEEE), a Datte já alcançou resultados significativos com os grandes consumidores de energia. De acordo com Marcos Luiz de Macedo Rodrigues, Engenheiro Mecânico responsável pela coordenação do PEEE Indústrias, entre os 170 projetos de Eficiência Energética para 150 indústrias no país, “obtivemos R$ 12.301.206,00 em economia, com uma redução (estimada) de energia em projetos implementados durante o treinamento, e cerca da R$ 50.035.884,00 de economia projetada de Eficiência Energética em Projetos que ainda serão implantados mas que já foram identificados durante o treinamento”, pondera.

Ainda de acordo com Aires, o Brasil possui cerca de 500 milhões de reais, vindos das distribuidoras de energias, para serem investidos em Eficiência Energética por ano e, poucos projetos são gerados anualmente, concentrando-se apenas em projetos no segmento de baixa renda que possui um consumo pouco significativo.

Sobre a Datte

A Datte é uma empresa mineira de tecnologias avançadas em gestão. O modelo de gestão de treinamento desenvolvido pela Datte vai além da redução dos custos e logística de treinamento, com os diferenciais de: turmas abertas sob demanda sem número mínimo de alunos e disponibilizadas em até 48 horas após a solicitação; acompanhamento técnico (engenheiro responsável) e assistência pedagógica constante; registro no CREA/MG e emissão de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica); relatório gerencial semanal para acompanhamento dos treinamentos e tomada de decisões; envio de certificado impresso, que também fica disponível on-line (PDF); entre outros.

Apoiadores