Tecnologia mineira quer facilitar acompanhamento de cotidiano escolar

Giuliano Le Senechal
agosto14/ 2015

Agilizar, modernizar e tornar permanente o contato entre pais, alunos e professores por meio de uma plataforma virtual de fácil utilização. Essa é a aposta da startup Pertoo, que desenvolveu um aplicativo para otimizar a comunicação e integração com sistemas e ambientes já existentes em cada instituição de ensino. Na outra ponta, possibilita aos pais terem acesso a recados, divulgação de notas, desempenhos, deveres de casa pendentes, eventuais alertas dos professores em relação a cada aluno, sem a utilização das tradicionais agendas e cadernetas escolares de papel.  A plataforma também possibilita o envio de fotos e vídeos.

“Acreditamos que a proximidade dos pais no processo educacional é peça fundamental para mudarmos o cenário educacional. Por isto, tivemos a preocupação de entregar uma solução que fosse eficiente e simples de usar”, afirma Sávio Grossi, co-fundador e diretor da Pertoo.

Para o empreendedor, que trabalha com sistemas de educação à distância há mais de quatro anos, apesar de toda revolução no campo da comunicação instantânea, é claramente perceptível que, mesmo nos dias atuais, o modelo de transmissão de informações entre professores, alunos e pais ainda é antigo e obsoleto. “Esta interação pode ser facilitada e simplificada por meio da tecnologia, sem deixar de oferecer o controle e privacidade que as instituições de ensino necessitam”, observa.

O sistema Pertoo  conta com diversas funcionalidades e benefícios que permitem personalização e envolvimento de todos os departamentos da escola (pedagógico, marketing, comunicação, secretaria e financeiro). Dessa maneira, todos os agentes envolvidos podem compartilhar ou divulgar informações relevantes, data de provas, agenda de atividades, calendário e notas. Contudo, a privacidade para a realização de algumas trocas de informações, como desempenho em provas e características de comportamento individuais, também foi pensada. A entrada de usuários no Pertoo é realizada através de códigos de segurança pessoais que são enviados pela instituição de ensino diretamente para os celulares dos pais cadastrados.

De acordo com a startup, o aplicativo já é a ferramenta exclusiva de comunicação utilizada em 50 escolas de estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rondônia, Espírito Santo, Bahia, Maranhão, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Ceará e, em sua grande maioria, Minas Gerais. A projeção da empresa é de que, até o final desse ano, o número de 45 mil usuários, com perfis ativos atualmente – estimando o acesso direto de pais na plataforma em cerca de 150 mil – , salte para cerca de 100 mil e o Pertoo passe a estar presente em mais de 100 estabelecimentos educacionais.

Apoiadores