Smart Convert, uma ajuda para a sua empresa não perder vendas

Smart Convert, uma ajuda para a sua empresa não perder vendas
Larissa Borges
maio11/ 2016

O que será que faz a sua empresa perder vendas? Por que os clientes não compram? A resposta para essas duas perguntas é o sonho de qualquer pessoa que tem um comércio. E foi essa a grande sacada de Tiago Aroeira e seu sócio, Fernando Piancastelli, ao criar a Smart Convert, que tem como objetivo quantificar e identificar de forma detalhada as causas de cada venda perdida pelos vendedores.

Para abrir a startup, eles pesquisaram 300 empresas do varejo, dentre as quais, os principais players do mercado nacional de moda, calçados, ótica, cosmético, eletroeletrônicos e outros setores. Os resultados indicaram que cerca de 98% das empresas sondadas não mensuravam de forma objetiva as causas das vendas perdidas no varejo e 100% não possuíam acesso a estas informações apresentadas em gráficos em tempo real, apesar de considerarem isso algo importante.

Em entrevista ao nosso portal, Tiago Aroeira, CEO da startup, conta como funciona a plataforma, o diferencial da startup e as expectativas para participar do programa Acelera MGTI. Confira:

Minas Inova (MI) – Como funciona a plataforma?

Tiago Aroeira (TA) – A plataforma do Smart Convert funciona online com duas interfaces: uma para coleta de dados referentes a cada atendimento realizado na loja pelo vendedor e outra para apresentação dos gráficos e análises aos gerentes e diretores comerciais.

A interface para coleta dos dados é um aplicativo (webapp) de fácil utilização por vendedores, com simples preenchimento a ser realizado em menos de 30 segundos em smartphone, tablet ou computador.

A interface para análise dos dados é um dashboard online com gráficos inteligentes, dinâmicos e de intepretação intuitiva, também compatível com smartphone, tablete e computador.

MI – Qual o diferencial da startup?

TA – A principal vantagem do Smart Convert está na apresentação clara e objetiva, aos gestores do comércio, de significativas oportunidades de melhoria dos resultados de venda, a partir da redução das vendas perdidas. O Smart Convert apresenta informações que orientam a tomada de decisão dos gestores para que estes, sem a necessidade de grandes investimentos, consigam melhorar o resultado de vendas de suas lojas.

MI – Quais as expectativas com o mercado?

TA – As nossas expectativas em relação ao mercado são bem positivas. O atual momento da economia é propício à utilização do Smart Convert pelos varejistas e o percebemos como uma grande oportunidade. Em um contexto em que os empresários do comércio querem “fazer mais, com menos”, ao passo que pretendem alcançar resultados melhores, reduzindo investimentos, o Smart Convert possibilita aos gestores o melhor aproveitamento de cada oportunidade de venda, reduzindo as perdas e melhorando os resultados comerciais da empresa.

MI – Como é inovar no setor de vendas? Por que esse segmento precisa de novas soluções?

TA – Inovar no setor de vendas, principalmente no varejo, é algo bem desafiador e motivador. Trata-se de um setor consideravelmente sensível às variações do mercado, o que potencializa a necessidade constante de se superar os obstáculos de venda de forma cada vez mais inteligente e inovadora.

As novas evoluções, além de contribuírem para isso, apresentam-se necessárias a partir da evidenciação de aspectos como, por exemplo: o constante aumento do número e relevância de concorrentes no comércio; os novos comportamentos de consumo aliado à elevação do nível da exigência, acesso a informação e alcance dos  conteúdos gerados pelo consumidor e
o surgimento de soluções de comércios substitutos e concorrentes diretos de porte global, principalmente, a partir do e-commerce.

MI – Quais os desafios de empreender no mercado?

TA – Os desafios de empreender são muitos. Existem os desafios mais práticos do dia-a-dia da gestão do negócio, relacionados a gerar resultados, ser produtivo, ser eficaz e eficiente a todo tempo, adotar as decisões certas no momento certo, com grande compromisso e responsabilidade. E existem outros de cunho psicológico, relacionados a necessidade de se saber lidar com a incerteza, ter tranquilidade para administrar a sua expectativa e a dos que estão a sua volta, principalmente para evitar a ansiedade desnecessária. Além, é claro, dos desafios referentes ao contexto externo, como estar preparado para os desafios proporcionados por concorrentes, clientes, aspectos econômicos e outros.

MI – A startup foi selecionada para participar do MGTI.  Qual a importância desse passo para a startup? O que espera ao participar do programa? É a primeira vez que a startup é acelerada?

TA – O Smart Convert ter sido selecionado para participar do MGTI foi algo decisivo em nossa trajetória. Este foi o primeiro processo de aceleração do qual nos propusemos a participar e ficamos muito satisfeitos de termos sido selecionados.

Consideramos que esta seleção representa um marco significativo para nossa startup, ao se apresentar como uma validação de que estamos no caminho certo, bem como por ampliar as possibilidades para que nossa empresa possa continuar a amadurecer de forma cada vez melhor, bem estruturada e, principalmente, com mais agilidade.

A expectativa referente ao programa – que vem sendo atendida plenamente desde o início – é a de que, a partir do apoio do MGTI que é referência em aceleração de startups em Minas Gerais e no Brasil, possamos, dentre outros aspectos: ter acesso a mentores e consultores de vasto conhecimento e experiência; usufruir de uma estrutura física de trabalho de alto padrão; ampliar nosso network e dialogar e trocar experiências com outras startups de elevada relevância.

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