Seja mais produtivo – Administração do Tempo

Redação
setembro01/ 2016

Por Renata Lemos

10 hábitos  que você precisa  tirar da sua vida se você quer  ser  mais produtivo

Nos sentimos produtivos quando, eficientemente, conseguimos terminar várias tarefas e alcançar resultados positivos. Na correia do dia a dia, muitos de nós não consegue finalizar todas as tarefas. O tempo parece passar muito rápido e sempre acabamos deixando algo pendente para resolver depois. Se voce se sente assim, você pode estar sendo influenciado pelo hábito  do  DPD – Deixe para depois e não tendo tempo e nem disposição para resolver as coisas na hora, o que, consequentemente, acaba prejudicando seus resultados. Existem muitos maus hábitos que podem interferir na produtividade que as vezes passam despercebidos  no dia a dia. O poder de melhorar a si mesmo e aprender a tornar-se mais produtivo e eficiente está nas nossas próprias mãos. Abaixo uma lista dos 10 principais hábitos que podem influenciar a produtividade:

  1. Assistir TV antes de ir para a cama

Depois de um agitado dia de trabalho, muitas pessoas querem chegar em casa, se sentar no sofá para ver TV e, em seguida, passar para o quarto e continuar assistindo TV. Muitos pensam que este movimento relaxa, entretanto, ele só os tornam mais cansados. Às vezes você nem sequer percebe quanto tempo passou assistindo programas de TV e acaba caindo no sono muito tarde, ao invés de adormecer imediatamente. Tente não assistir televisão antes de dormir e, em breve, irá perceber que o repouso será melhor e por mais tempo, deixando-o mais descansado ao acordar. Isto certamente aumenta a produtividade no trabalho. Ao invés de assistir programas de TV, que tal avaliar o seu dia, agradecer os acontecimentos, verificar os aprendizados ou até conversar com seu marido, esposa e filhos. Você também pode refletir sobre o seu dia posterior, anotando as prioridades e tarefas do dia seguinte. Desligue a TV e experimente a intimidade com você mesmo e sua família.

  1. Passar muito tempo em redes sociais

As redes sociais são muito importantes para manter contato com a família e amigos. No entanto, ao conversar, publicar, compartilhar ou simplesmente observar posts, perdemos a noção do tempo e da quantidade de horas gastas ao percorrer nossas timelines. Normalmente, ao deitar, decidimos verificar se há alguma notificação ou até algo novo no feed de notícias e acabamos, muitas vezes, empolgando, permanecendo mais tempo no celular e dormindo tarde da noite. Isto pode fazê-lo sentir-se mais cansado pela manhã e incapaz de fazer qualquer coisa que exija foco e trabalho duro. Ademais, ou até, principalmente, fique atento às interrupções das redes sociais durante o trabalho. Receber notificações de todas as interações dos amigos nas redes e precisar verificá-las por ter a impressão de precisar estar sempre atualizado prejudica extremamente o andamento do trabalho. Você se torna menos focado e menos produtivo. O ideal é desligar as notificações automáticas e se planejar para checar mensagens apenas em momentos específicos como intervalos de almoço, lanche ou no final do expediente.

  1. Não se exercitar

Muitas pessoas negigenciam a atividade física alegando falta de tempo em suas agendas lotadas. Mas tentemos analisar bem: praticamente todos nós temos, pelo menos, 20 minutos por dia para realizarmos alguma atividade física, certo? Antes do trabalho ou até na volta dele é possível realizar uma caminhada ou até corrida por cerca de 20 minutos. Não é muito, mas o corpo e a mente certamente irão ser beneficiados por este ato. Caso você tenha mais tempo, aulas de ioga ajudam não só a ser ficicamente ativo, mas, também, a se tornar mais produtivo e focado. Quando nos exercitamos e cuidamos do nosso corpo, evitamos problemas de saúde e até problemas relativos ao stress como dor nas costas. Consequentemente, iremos nos sentir melhor e mais saudáveis, contribuindo para um bom desempenho durante todo o dia.

  1. Agir como Super Homens e Super Mulheres – Multitarefas

Costumamos dizer, orgulhosos, a quantidade de tarefas que realizamos diariamente, demosntrando ser multitarefas. Muitas pessoas até mesmo consideram isto como habilidade necessária para ser bem sucedido. No entanto, ser “multitarefas” pode não ser uma virtude, ou pior, pode matar lentamente a sua produtividade. Uma pessoa pode até ser concentrada e focada, entretanto, quando ela é um “faz tudo”, isso não quer dizer que ela se manterá focada em todas as tarefas da mesma forma. Além do mais, algumas dessas funções podem não ser concluídas no tempo certo, comprometendo a qualidade e os resultados. Focar em uma tarefa de cada vez traz melhores efeitos, pois você será capaz de realiza-las, sem distração, com menos tempo e mais efetividade. Se você está acostumado a ser multitarefa, tenter organizar-se de modo a fazer uma coisa de cada vez e depois comparar os resultados. Você pode ficar surpreendido.

 

  1. Buscar sempre a perfeição

Uma pessoa dedicada ao seu trabalho sempre procura alcançar a perfeição ou, pelo menos, a melhor qualidade. No entanto, alguns nunca estão satisfeitos com o seu trabalho, deixando obras inacabadas e cheias de detalhes a serem analisados somados a um monte de stress. Ser detalhista é uma virtude, entretanto, prestar atenção em absolutamente todos os detalhes do processo faz com que as pessoas percam tempo em tarefas sem importância. Isto pode influenciar a produtividade e os resultados que, consequentemente, afetará a motivação e acabará causando esgotamento. É importante se esforçar e cuidar dos detalhes de uma tarefa, mas não perca tempo em coisas que não afetam o seu resultado. Se você está com trabalhos pendentes há muito tempo, verifique se você não está perdendo muito tempo em coisas sem importância.

  1. Seguir o Fluxo

Espontaneidade deve estar presente em nossas vidas, entretanto, nem tudo precisa ser tão previsível. Quando se trata de trabalho e produtividade, organização de tempo é fundamental. Seguir o fluxo pode fazer as tarefas se acumularem sem prioridades, prazos e resultados. Uma agenda tumnultuada ou a falta dela só pode conduzir à diminuição da produtividade, gerando, normalmente, frustação e a falta de resultados positivos. Aprender a organizar o tempo e fazer um planejamento de trabalho ajuda a otimizar a produtividade e as chances de sucesso. Ademais, a chave do sucesso é ser produtivo, ser capaz de determinar metas a curto e longo prazo e, claro, executá-las.

  1. Ser produtivo todo o dia.

É quase impossível ser totalmente produtivo e focado durante todo o dia. Às vezes, a produtividade depende do autoconhecimento e da sua forma de funcionamento.  Algumas pessoas são produtivas na parte da manhã, alguns na parte da tarde e alguns são mais produtivos a noite. Faça uma autoavaliação, reflita quando você é mais produtivo e organize a sua agenda de acordo com as suas caracteristicas.

  1. Fazer tudo Sozinho

Muitas pessoas pensam que podem economizar muito dinheiro fazendo tudo sozinhos, mas eles  podem estar errados. Eles estão perdendo tempo e dinheiro: em vez de trabalhar em tarefas exigentes, se perdem em tarefas sem importância que só desperdiçam tempo e não trazem resultados. Tarefas menores que não exigem muito esforço devem ser delegadas ou até terceirizadas. Foco nas tarefas que proporcionam resultados.

  1. DPD – Deixar para depois

Às vezes, quando desejamos completar tarefas com êxito, temos a tendência de postergá-las, pois precisamos de mais tempo para pesquisar, ter mais conhecimento e sentir mais segurança para obter melhores resultados. Isto pode conduzir ao adiamento e à procrastinação, que levam à diminuição da produtividade. Se você quer ser produtivo, deve confiar nos seus instintos, talento e conhecimento. Não deixar que a auto exigência interfira negativamente na sua produtividade ajuda a alcançar os melhores resultados possíveis.

  1. Ser negativo e estressado o tempo todo

Precisamos aprender a lidar com situações adversas pois elas podem afetar negativamente a saúde, o humor e a produtividade. Sentimentos negativos evocam a falta de vontade de executar determinadas tarefas. A receita é simples: seja positivo e agradeça sempre. Em uma situação estressante, se pergunte: “O que posso aprender com isso? Como posso fazer diferente?”. Encontre uma maneira de se livrar das emoções negativas e estresse para ganhar energia positiva. Quando você está feliz, as coisas naturalmente acontecem de forma positiva, elas fluem. Você vai notar que não ficará mais exausto depois de cada tarefa. Atrás de cada trabalho bem sucedido tem sempre a felicidade e uma atitude positiva.

Lembre-se : O tempo é limitado. Se voce puder fazer bom uso dele, terá mais sucesso  e será mais produtivo, realizado e feliz! Elimine maus habitos e cultive apenas aqueles que realmente trazem resultados positivos para a sua vida pessoal e profissional. Voce pode mais!

Apoiadores