SAP Labs busca startups brasileiras para programa de inovação aberta

Redação
julho05/ 2017

A SAP Labs Latin America e a Unitec (incubadora tecnológica da Unisinos) lançaram um programa para alavancar novos negócios em Internet das Coisas no Brasil e América Latina.

Batizado de “.Idea”, o projeto visa mapear problemas reais de diversos segmentos da indústria e buscar startups que possam desenvolver soluções de IoT para resolver tais questões de forma rápida e com custo competitivo.

“É uma mudança de paradigmas. Vamos inverter a ordem e investir em ideias ainda na raiz a partir de uma demanda de mercado e não desenvolver um projeto para depois prospectar clientes”, destaca Daniel Duarte, Executivo Chefe de Inovação e Experiência do Cliente da SAP Labs Latin America.

Um dos diferenciais do programa é o seu formato em série. Cada vertical da indústria será priorizada por vez, sendo o primeiro desafio dedicado exclusivamente a soluções na área de saúde.

Estruturado em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, o “health.idea” oferece cinco desafios que englobam as relações com pacientes e médicos, dimensionamento da enfermagem, gestão de filas de leitos e bloco cirúrgico e coleta de informações de pacientes na beira do leito.

Como funciona

Startups interessadas têm até o dia 14 de julho para se inscrever para a seleção pelo link. No dia 21 de julho, 20 startups irão até a SAP Labs, em São Leopoldo (RS), para apresentar suas ideias para as equipes da Santa Casa, da SAP e da Unitec. Depois, dez empreendedores serão selecionados para transformar suas iniciativas em produtos.

Cada ciclo do programa “.Idea” terá a duração de 18 meses. Nesse período, empreendedores receberão as demandas de problemas do cliente apoiador do programa e deverão desenvolver um protótipo funcional e viável para ser validado junto ao corpo técnico.

As ideias aptas selecionadas continuarão o processo de incubação com suporte da SAP e da Unitec para que possam se desenvolver e chegar ao resultado de uma tecnologia para comercialização.

“Queremos fomentar o ecossistema de soluções de internet das coisas que possam ser integradas na plataforma da SAP”, destaca Duarte.

Com o projeto, as startups recebem mentoria da SAP em diversos segmentos, desde a base tecnológica a aspectos inerentes ao planejamento, bem como acesso a grupos de investidores e programas internacionais de empreendedorismo.

Inovação em série

Segundo a SAP, o “health.idea” é o primeiro programa de uma série que atenderá demais indústrias, incluindo aí o agronegócio e varejo.

Trata-se de um formato que complementa os demais programas de empreendedorismo da fabricante de software. Um deles é por meio do ecossistema SAP HANA, que vem permitindo que mais de 4,5 mil startups utilizem essa ferramenta de desenvolvimento de aplicações.

“Desta forma, entendemos que estamos revolucionando os modelos de incubação, uma vez que estamos aproximando grandes atores de tecnologia e mercado junto à startups e seus modelos de negócios inovadores num programa completo de geração de valor e desenvolvimento tecnológico”, comenta Carlos Eduardo Aranha, gerente da Unitec.

Fonte: IDGNow!

Apoiadores