Projetos sociais recebem incentivo intelectual para crescer

Nathália Guedes
maio27/ 2015

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Baanko Challenge Beagá. O principal objetivo é apoiar e incentivar projetos de cunho social que estejam em fase embrionária ou em desenvolvimento. O evento será realizado nos dias 27 de junho e 18 de julho, na Escola Técnica Plug Minas, em Belo Horizonte.

A programação contará com palestras, mini-oficinas e um espaço, denominado como Pitches, destinado a apresentação dos projetos que buscam investidores e mentores. Outra atividade é o Desafio, que selecionará oito grupos para construir em três semanas uma plataforma utilizando um dos 8 Objetivos do Milênio, estabelecidos, no ano 2000, pela Organização nas Nações Unidas (ONU) para melhorar o destino da humanidade. São eles: Erradicar a pobreza extrema e a fome, Atingir o ensino básico universal, Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, Reduzir a mortalidade infantil, Melhorar a saúde materna, Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças, Garantir a sustentabilidade ambiental e Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

“No primeiro sábado vamos capacitar e formar oito grupos que vão em conjunto trabalhar em um PSI (Projeto Social de Impacto) selecionado e alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) da ONU. No segundo dia, vamos mostrar os resultados alcançados”, explica o idealizador do projeto em Belo Horizonte, André Lara Resende.

Poderão se inscrever aqueles que possuem uma ONG, uma ideia, movimento ou projeto social. Para ser um voluntário e participar do processo de aceleração desses negócios é necessário ser um desenvolvedor de plataformas online, designer, empreendedor, estudante de administração ou um “voluntário por natureza”. Todos os inscritos passarão por uma seleção para ocuparem as 80 vagas direcionadas aos voluntários e as oito para os Projetos Sociais de Impacto (PSI). “Para receber todo o suporte oferecido avaliamos se a ideia apresentada tem um apelo social, potencial de impacto na comunidade e se o modelo de negócio apresentado é promissor”, observa Resende.

Os 70 parceiros do evento oferecerão aos desenvolvedores das ideias mais brilhantes bolsas para participar de cursos, workshops, pós-graduação e palestras nas melhores instituições de ensino do Estado. As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas no site do evento. O período varia de acordo com a categoria inscrita.

http://www.challenge.baanko.com

Apoiadores