Projetos da UFU estão entre as atrações na Mostra Tecnológica Inova Minas em BH

Projetos da UFU estão entre as atrações na Mostra Tecnológica Inova Minas em BH
Redação
julho29/ 2016

O grupo multidisciplinar de pesquisadores e estudantes de diversas áreas de Engenharia e da Saúde, dedicado ao desenvolvimento de tecnologias para apoio a pessoas com deficiência, idosas ou com mobilidade reduzida, o Núcleo de Tecnologias Assistivas da Universidade Federal de Uberlândia (NTA/UFU) é um dos participantes da Mostra Tecnológica Inova Minas Fapemig 2016, que ocorrerá em Belo Horizonte, nos dias 5, 6 e 7 de agosto. “Os trabalhos passaram por uma seleção que analisou critérios como a relevância dos resultados da pesquisa, a tangibilidade desses resultados e a capacidade do pesquisador de explicar o projeto para o público leigo”, comenta o professor Eduardo Lázaro Martins Naves, lotado na Faculdade de Engenharia Elétrica da UFU (Feelt) e coordenador do núcleo.

A iniciativa nascida em Uberlândia e que será apresentada no evento consiste em um simulador em ambiente virtual para o treinamento de usuários de cadeiras de rodas motorizadas (CRM). “O equipamento foi desenvolvido pensando em usuários incapazes de operar o joystick presente na CRM tradicional. Criamos estratégias de controle da cadeira alternativas ao joystick, como, por exemplo, movimentos oculares ou contrações de músculos faciais. Deste modo, por meio de sensores adequados, o usuário pode conduzir a CRM em ambiente virtual com total segurança”, revela Naves. E acrescenta: “Além disso, usando o simulador é possível que a pessoa experimente diferentes modos de controle para selecionar aquele que melhor se adapte à sua realidade. A ideia é que o usuário passe previamente pelo treinamento no simulador para depois ter a sua cadeira de rodas motorizada real adaptada de acordo com as suas necessidades específicas.”

Coordenado pelo professor Luiz Carlos Gomes de Freitas, também da Feelt, mais um projeto da UFU que integra a exposição da Inova Minas é o “Módulo Fotovoltáico CA com Microinversor de Estágio Único Conectado à Rede Elétrica”. A Faculdade de Engenharia Mecânica é outra unidade acadêmica que estará presente no evento. Sob a coordenação do professor Valder Steffen Jr, o trabalho que será apresentado na mostra – mais especificamente no Espaço Redes de Pesquisa e Institutos Nacionais de C&T – tem como foco o monitoramento da integridade estrutural voltado para aplicações da indústria aeronáutica. “Destacamos dois aspectos importantes destes protótipos: a segurança estrutural do vôo e a redução do custo de manutenção. Utilizamos pastilhas piezelétricas que são instaladas em regiões de estruturas propensas ao aparecimento de algum tipo de dano ou de falhas. Por meio de medição de grandeza, chamada de impedância eletromecânica, podemos identificar se houve modificação estrutural grande suficiente que pode ser considerada para o aparecimento de falhas. O nosso projeto tem financiamento da Fapemig, CNPq e Capes e apoio da Embraer e da Petrobras”, informa Steffen.

 

Fonte: Comunica UFU

Apoiadores