Programa seleciona startups para conhecer sistema de inovação francês

Redação
setembro18/ 2017

O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), em parceria com a Apex Brasil, o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Sebrae e a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), vai levar 15 startups para conhecerem o ecossistema de inovação de Paris. Interessados em participar da Missão Brasil-França 2017, que acontecerá na primeira semana de dezembro, podem se inscrever no site www.inovativabrasil.com.br/franca até o dia 9 de outubro. O resultado final será divulgado no dia 26 de outubro.

As selecionadas passarão por um processo de preparação para a missão, que inclui webinars com especialistas em internacionalização e no mercado francês, consultoria em expansão internacional, interação com mentores residentes na França, acesso à trilha para internacionalização de startups na Plataforma Passaporte para o Mundo da Apex-Brasil. A preparação vai durar todo o mês de novembro.

Durante a permanência em Paris, os empreendedores participarão de seminário de oportunidades com a presença de empreendedores brasileiros na França e especialistas de mercado locais. Também haverá workshops de internacionalização e uma rodada de serviços com prestadores essenciais para a expansão do negócio no mercado francês. Eles ainda terão apoio na realização de reuniões com potenciais parceiros de negócios, farão visitas de imersão ao ecossistema de inovação francês, terão treinamento de pitch internacional e participarão de um Demoday para investidores, um dia de demonstração que dá às equipes a oportunidade de se apresentar e se reunir com possíveis investidores no negócio.

Toda a capacitação oferecida antes e durante a missão será gratuita. As despesas com passagens aéreas, seguro viagem, hospedagem, alimentação e deslocamento para os eventos correm por conta dos participantes. As cinco empresas mais bem colocadas no processo de seleção terão uma passagem aérea de ida e volta custeada pelo programa.

Uma novidade trazida na missão à França é que, além das sessões de mentorias preparatórias, haverá também duas sessões de consultoria após a missão para que as startups participantes recebam suporte e orientação com relação aos próximos passos a seguir.

Em outubro, outras 15 startups participarão de uma imersão em Buenos Aires.

Cronograma:

Inscrições: de 15 de setembro a 9 de outubro

Seleção: de 10 a 25 de outubro

Resultado final: dia 26 de outubro

Preparação: 31 de outubro a 30 de novembro

Missão: 2 a 8 de dezembro

 

Fonte: MDIC

Apoiadores