Programa Elos do Sebrae-MG agiliza o processo com tablets

Redação
dezembro22/ 2015

Pensando em melhorar e agilizar o serviço de atendimento aos usuários do programa de Elos, que permite o diagnóstico de gestão das empresas clientes e propõe soluções de acordo com as necessidades do negócio de quem está sendo atendido, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG) apostou no modelo de Infrastructure as a Service (IaaS) da Microcity – empresa brasileira líder em outsourcing de serviços e ativos para infraestrutura de TI, optando pela oferta PCaaS (PC as a Service), que inclui a locação de 130 tablets.

Antes do projeto, as respostas dos questionários aplicados no processo de atendimento aos clientes do Elos Mobile, colhidas porta a porta, eram enviadas posteriormente para uma central de digitação, em Belo Horizonte. O tempo entre o diagnóstico realizado a campo, o processamento das informações e o envio do resultado aos clientes demorava cerca de 30 dias.

 Após o uso dos tablets fornecidos pela Microcity, a equipe do Sebrae-MG passou a registrar as informações automaticamente nos tablets e o diagnóstico é feito em tempo real para o cliente, que também recebe uma via do relatório por e-mail. “O projeto trouxe maior agilidade e confiabilidade na coleta de dados e no processamento das informações, uma vez que o processo de preenchimento das respostas em questionários de papel exigia cálculos manuais mais propícios a erros”, afirma Cláudio Henrique Mello, Gerente de TI no Sebrae-MG.

 Segundo o executivo, o uso dos tablets aumentou o número de visitas realizadas diariamente em até 50%, alavancando o Programa Elos. “Também reduzimos custos com digitação, correios e gráfica para confecção dos questionários em papel, e diminuímos os gastos com locação de mais de 30 pontos de trabalho ocupados pela central de digitação”, comenta ele ressaltando que “os dispositivos móveis também serão utilizados para apresentar aos clientes os vídeos institucionais, os produtos e os serviços do Sebrae-MG”.

 Junto com o outsourcing do hardware, o Sebrae-MG também conta com os Serviços Avançados Microcity (SAM), que oferecem todo o suporte avançado aos tablets, agregando ainda gerenciamento proativo, gerenciamento unificado, monitoramento dos dispositivos e da aplicação, além de relatórios. “Era preciso contar com um parceiro que tivesse capacidade de atendimento, suporte e gerenciamento de todos os dispositivos móveis, e a Microcity nos ofereceu um portfólio completo de hardware e serviços agregados”, diz Mello.

 Segundo Marcelo Machado, Gerente de Contas da Regional Minas Gerais da Microcity, o grande diferencial do projeto foi poder atender às necessidades do Sebrae-MG, ponta a ponta. “Temos uma oferta completa e diferenciada que contempla a terceirização do hardware, aliada a uma série de serviços completos para a gestão da infraestrutura de TI”, afirma.

Fonte: Média Link

Apoiadores