PMI tem seus vencedores revelados

Nathália Guedes
maio20/ 2015

Em uma noite especial para a inovação mineira, foram revelados ontem, na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), em Belo Horizonte, os vencedores da edição 2014 do Prêmio Mineiro de Inovação. Cada um dos vitoriosos recebeu a importância de R$20 mil.

Na categoria Produto, a vencedora foi a Ciranda, uma cadeirinha de chão, desenvolvida pela designer Érika Foureaux, projetada para auxiliar na inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais.

O denominado Sistema de Reaproveitamento de Água (SRA), que permite o reúso do líquido proveniente de sessões de hemodiálise, ganhou na categoria Processo. O sistema foi desenvolvido pela Deltamed Eletromedicina.

A ideia de integrar população e forças públicas para monitorar focos de incêndio levou o título de melhor projeto na categoria Intangível. A idealização é de membros do corpo técnico da Cemig.

Já na categoria Menção Honrosa, o vitorioso foi o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) que apresentou o Terminus-EDUC Inovação e Responsabilidade Social: Dicionários Terminológicos para o Pensar Científico e Criativo do Estudante Surdo.

A solenidade foi prestigiada por inúmeras autoridades políticas e empresariais, entre elas o governador Fernando Pimentel, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa, Olavo Machado Júnior, presidente da Fiemg e Valentino Rizzioli, presidente Câmara Italiana de Comércio e Indústria de MG.

Também presente ao evento, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais e da comissão julgadora do PMI, professor Evaldo Vilela, destacou a importância que os projetos inovadores têm para a sociedade. “Os empreendedores precisam ter esse reconhecimento dentro de uma premiação. Aprendemos diariamente com a natureza, mas é importante, também, ressaltar a intervenção humana para a qualidade de vida na terra. A inovação é uma contribuição real capaz de favorecer a concretização de sonhos”.

Apoiadores