Plataforma gratuita LEAP chega ao Brasil preparando estudantes para o ENEM

Redação
outubro01/ 2016

Que brasileiro adora redes sociais isso todo mundo sabe. Uma pesquisa da agência eMarketer mostra que o país é o maior usuário da América Latina, com 93,2 milhões até o final de 2016. Entre os jovens, 90% possuem pelo menos um perfil em rede social, segundo a TicKids Online Brasil. Que tal aliar essa paixão aos estudos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)? A novidade que chega agora ao Brasil é o LEAP, uma mídia social voltada para o público que busca se preparar para exames nacionais, como o Enem, e internacionais, com cursos preparatórios gratuitos e questões para avaliação do desempenho.

O LEAP – parceria da QS – Quacquarelli Symonds, empresa líder mundial no segmento educacional, com o Sistema Educacional Brasileiro (SEB) – possui dois grandes diferenciais: o usuário pode seguir e interagir com grupos de escolas, professores e outras pessoas que se preparam para o mesmo teste em qualquer lugar do mundo e é totalmente gratuito.

“O LEAP é igual a todas as mídias sociais que as pessoas já conhecem, como facebook, Twitter, LinkedIn, entre outros, o que facilita a sua utilização. Além de preparar para o Enem aqui no Brasil, também é ideal para quem irá fazer graduação internacional (SAT), pós-graduação internacional (GRE), MBA internacional (GMAT), entre outros exames, como certificados de língua inglesa, cobrindo todas as necessidades da comunidade estudantil. A plataforma tem potencial para ser usado por centenas de milhares de pessoas”, detalha Luiz Lázaro Magalhães, diretor de Educação do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro).

Interação

Falar de educação atualmente é falar também de tecnologia, conteúdos digitais, aprendizagem online e, principalmente, interação. É nisso que também está focado o LEAP: por ele é possível entrar em contato com professores e estudantes do mundo inteiro para tirar dúvida, ter acesso a vídeo-aulas, trocar experiências e conhecimentos.

“Nenhuma das plataformas presentes no mercado possui uma comunidade internacional na forma de social media como o LEAP. Interagir com professores e estudantes de outros países, além de possibilitar a estudantes de regiões remotas ter acesso a este tipo de preparação é um ganho. Temos um exemplo bem curioso: um estudante de um vilarejo russo estava se preparando para o GMAT através do LEAP e nos escreveu um comovente e-mail de agradecimento, pois ele nunca teria acesso a tantos profissionais e estudantes sem a plataforma. Esse é um diferencial: pode ser acessado de qualquer lugar do mundo, sem restrição”, explica Luiz Lázaro Magalhães.

Como usar

O LEAP, que é acessado online por meio de qualquer navegador, é extremamente simples: o usuário só precisa criar uma conta e começar a se preparar para os exames. No caso do Enem, as questões foram fornecidas pelo Grupo Educacional SEB que promoveu a adição do ENEM na lista de exames oferecidos pela plataforma. “Há uma reciclagem constante de questões por meio da teoria de resposta ao item com conteúdo na forma de texto e vídeo de nossos parceiros de todo o mundo”, explica o diretor.

Com a plataforma, o estudante pode traçar suas metas de pontuação e, dependendo do seu resultado, o LEAP traça o seu plano de estudo. Ele dá um relatório completo do desempenho do aluno após cada série de perguntas. “A ferramenta analisa os resultados e, depois de um simulado, compreende os pontos fortes e fracos e cria um plano de estudos sob medida para o aluno. Há ainda uma agenda de estudos diário, o que motiva o ganho de medalhas”. Caso o estudante tenha alguma dificuldade em uma disciplina, todo o conteúdo (seja texto ou vídeo) relacionado a ela será sugerido a ele. “Como o LEAP memoriza toda a atividade, ele recomenda não só conteúdo, mas também professores que o poderão ajudar. Lembrando que o profissional consegue acompanhar também o aluno”, finaliza Luiz Lázaro Magalhães.

Apoiadores