Pesquisador mineiro é premiado pela Biotech-Space

Redação
julho13/ 2017

A pesquisa made in MG está ganhando o mundo e fazendo a diferença na produção científica mundial. Pesquisador da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), Fernando de Pilla Varotti ganhou o prêmio Biotech-Space Pesquisador do Ano 2016.

A indicação dos pesquisadores é realizada pela Rede de Pesquisadores em Biotecnologia Biotech-Space, composta por mais de 2.000 pesquisadores e estudantes da área.

O Prêmio foi instituído para promover o reconhecimento de pesquisadores e alunos que, com suas pesquisas, tenham contribuído de forma relevante à sociedade.

O objetivo é levar ao conhecimento do público e de empresas o nome de pesquisadores comprometidos em gerar descobertas fundamentais para que o Brasil aumente seu potencial inovador em biotecnologia.

Artigo em destaque

Além do prêmio, Varotti também teve um estudo em destaque no periódico especializado Chemical Biology & Drug Design. Seu artigo foi selecionado para estar na Escolha do Editor, na edição do mês de julho.

Também assinam o trabalho outros professores do Núcleo de Pesquisa em Química Biológica (NQBio) do Campus Centro-Oeste da UFSJGustavo Viana e Fábio Santos (foto).

O estudo teve, ainda, participação de outra instituição mineira, a Fundação Ezequiel Dias (Funed), e foi financiada com recursos da Fapemig.

Clique aqui para ter acesso ao artigo na íntegra (em inglês).

O estudo abordou o desenvolvimento de novas moléculas bioativas contra células tumorais responsáveis por uma das formas mais agressivas do câncer de mama. A pesquisa publicada também tratou de como essas novas moléculas podem agir contra as células-tronco que agravam a doença.

Fonte: Minas Faz Ciência

Apoiadores