Participe do debate sobre “Os dilemas jurídicos da inteligência artificial”

Redação
setembro27/ 2016

“Os dilemas jurídicos da inteligência artificial” é o tema do próximo debate da série Café & Chat, que será realizado nesta quarta, dia 28 de setembro, a partir das 17h30, na Faculdade de Direito da UFMG. Organizado pelo Grupo de Estudos Internacionais de Propriedade Intelectual, Internet e Inovação (GNET) e pelo Instituto de Referência em Internet e Sociedade (Iris), o evento promoverá uma discussão com os professores Brunello Stancioli e Renato César Cardoso, da Faculdade de Direito, com a pesquisadora em Direito Carolina Nasser e com o professor Luiz Chaimowicz, do Departamento de Ciência da Computação UFMG.

“Nosso objetivo é promover encontros que possibilitem extrapolar o currículo regular do direito”, afirma o mestre em Direito e vice-presidente do Iris, Lucas Costa dos Anjos. No caso do evento desta quarta-feira, a intenção é refletir, numa perspectiva interdisciplinar, sobre questões jurídicas e éticas que surgem com avanço da inteligência artificial. Enquanto Brunello e Renato Cardoso se dedicam a questões do neurodireito e da bioética, Chaimowicz, do DCC, lida com robótica móvel e inteligência artificial aplicada a jogos.

De acordo com Lucas dos Anjos, a inteligência artificial impacta fortemente a prática do direito. “Quem pode firmar contratos nesse novo cenário? Quem deve ser responsabilizado por um acidente provocado por um carro autodirigível: o programador ou o proprietário?”, pergunta o pesquisador, sugerindo questões que devem pautar o debate. “A tecnologia interage com o homem, mas tem vida própria”, acrescenta.

O debate será realizado no Auditório Orlando Magalhães, no 16º andar do prédio da Faculdade de Direito, no centro de Belo Horizonte. O evento é gratuito e aberto a qualquer interessado, que pode se inscrever em sua página no Facebook.

Apoiadores