Os 4 equipamentos indispensáveis para produzir vídeos

Redação
março10/ 2017

Vídeos são materiais poderosos e podem revolucionar a forma como você se comunica, seja com o público interno ou externo de seu negócio. Eles deixam sua mensagem mais clara e próxima, facilitam a compreensão do conteúdo, e são muito mais atrativos em termos de exibição e venda de serviços e produtos.

E produzir um vídeo de qualidade, ao contrário do que muita gente pensa, não é uma tarefa complicada e nem absurdamente cara. Com preparação, estudo e os equipamentos certos, é possível produzir vídeos de forma rápida e simples, sem perder nada em questões técnicas, relevância e qualidade.

Portanto, para te ajudar a trabalhar cada vez mais com os vídeos em sua comunicação, nesse artigo listamos os 4 equipamentos indispensáveis que você precisa para fazer vídeos. Com eles, sua produção vai ganhar muito em agilidade, eficiência e, principalmente, qualidade. E o melhor: com baixo orçamento.

É só continuar lendo!

01. Câmera

Quando pensa em produzir vídeo, a maioria das pessoas também pensa, primeiramente, que precisa de uma boa câmera. E isso está correto, porém não significa que você tenha que gastar milhares de reais para gravar seu primeiro vídeo ou passar meses procurando pelo equipamento ideal. Hoje, até com um smartphone você pode começar a gravar seus vídeos e, com certeza, não vai perder tanto em termos de qualidade de imagem. A maioria dos aparelhos celulares hoje grava em HD, e sua imagem pode, inclusive, ser superior a de câmeras compactas por exemplo.

Por isso, na hora de escolher sua câmera, não se prenda apenas aos equipamentos super caros. Pense em suas necessidades, na verba disponível e encontre o aparelho que mais te atender. Lembre-se que quem faz um bom vídeo é você e não sua câmera.

Se você quer entender mais a fundo sobre o assunto, vale ler esse artigo aqui.

02. Tripé

O tripé é um equipamento, de certa forma, subestimado por quem vai começar a produzir seus vídeos, mas é extremamente importante para que eles tenham mais qualidade técnica. Eles garantem que sua cena seja filmada de forma mais estável e, então também facilitam a compreensão dos conteúdos, além de passar mais credibilidade e profissionalismo por parte de seu negócio.

Os tripés podem ser de diferentes tipos e tamanhos e os preços desse equipamento também variam. Portanto, você pode encontrar o mais adequado para sua realidade! E vale lembrar que também já existem tripés para smartphones. Então você também pode filmar com estabilidade, mesmo usando seu celular.

03. Luz

Outro ponto muito importante com o qual se preocupar na hora de gravar vídeos é em relação a iluminação. Nem sempre será possível contar com a luz natural para filmar suas cenas e, então, é interessante que você invista em luzes artificiais básicas.

A iluminação de três pontos é uma das mais simples e, com ela, você consegue uma boa qualidade de luz para suas cenas. Para montá-la, você vai precisar de uma luz de fundo, uma luz de preenchimento e uma luz principal – normalmente um Sun Gun, dois Softbox. E se você já está pensando no orçamento, saiba que você mesmo pode montar o seu Softbox a partir de materiais bem baratos e que você pode ter em casa.

Nesse artigo aqui você confere todos os detalhes sobre a iluminação de um vídeo.

04. Microfone

Por fim, mas não menos importante, você precisa garantir que seu vídeo também tenha uma boa qualidade de áudio. Para isso, o ideal é apostar em um microfone externo à câmera para fazer a captação.

Dependendo das suas necessidades, você precisará de microfones diferentes. O de lapela, por exemplo, é ideal para captar apenas a voz de uma pessoa, com menos interferência, enquanto o boom ou shotgun captam o ambiente de forma mais direcionada, de acordo com a direção para a qual estão apontando. Lembre-se de que, além do microfone, caso ele não possa ser conectado diretamente na câmera, você também precisará de um gravador para gravar o som. Também já existem microfones que podem ser conectados no gravador do celular.

No blog da Samba você encontra um artigo completo sobre gravação de som, incluindo dicas de edição. Acesse aqui.

Pronto para a ação?

Tudo pronto? Então é só partir para a ação. Grave seus vídeos com qualidade máxima e comece já a ter uma comunicação mais dinâmica e eficiente!

Caso ainda tenha alguma dúvida ou queira aprender mais sobre produção de vídeos, fique ligado nos conteúdos no blog da Samba e conheça também a websérie Pocket Video.

Não se esqueça também de pensar em como distribuir seu conteúdo com qualidade, estabilidade e segurança e procure uma plataforma que seja adequada às suas necessidades.

 

Fonte: Sambatech

Apoiadores