Oculista de bolso

Redação
maio28/ 2015

 O Portable Eye Exame Kit (PEEK) é um aplicativo desenvolvido por cientistas da London School of Hygiene and Tropical Medicine que permite a qualquer pessoa fazer exames oftalmológicos pelo celular. Os dados colhidos podem ser transferidos para um smartphone e usados para executar testes básicos de vista. Os resultados são salvos no telefone e enviados por e-mail para os médicos, que podem analisá-los corretamente.

 O sistema PEEK é acessível e fácil de usar. Atualmente,  o app está sendo testado em 5.000 pessoas no Quênia, e os desenvolvedores acreditam que isso possa ajudar a tratar pessoas que possivelmente iriam adquirir deficiência visual (parcial ou total). O sistema ainda está sendo usado por equipes na Antártida.

 O aplicativo de smartphone usa uma sequência de letras decrescente com um teste básico de visão e utiliza a lanterna da câmera para iluminar o fundo do olho e a retina, examinando se há alguma doença. As imagens são classificadas e os pacientes diagnosticados, tanto por meio de um processo automatizado ou pelo envio de imagens digitais para uma rede de especialistas em todo o mundo.

 O PEEK pode constatar deficiência visual, catarata, glaucoma, degeneração macular, retinopatia diabética e outras doenças nervosas. Além disso, pode identificar indicadores de tumores e hemorragias cerebrais. O sistema armazena as informações de contato, dados do GPS e usa o Google Maps para o acompanhamento e tratamento de pacientes.

Fonte: Instituto Ester Assumpção

Apoiadores