O vídeo como ferramenta de inovação dentro das organizações

Quer saber como o vídeo pode tornar seus colaboradores em embaixadores da marca? Então, você precisa ler esse artigo.
Larissa Borges
março04/ 2016

É realmente impressionante como os dispositivos móveis mudaram tão rapidamente a forma como consumimos informação e publicamos conteúdo.

Tenho a oportunidade de interagir com filhos de amigos e meus sobrinhos, que com toda a naturalidade do mundo manuseiam smartphones, acessam lojas de aplicativos e fazem buscas inteligentes por voz.

Crianças com apenas quatro, cinco anos de idade, acessam o aplicativo YouTube e fazem pesquisas de voz por desenhos da “porquinha” ou do “trenzinho falante”. Com suas vozinhas, ditam o conteúdo que querem assistir e pronto!

Para estes jovens “Millenials” o conteúdo desejado não são textos, muito menos fotos. O conteúdo relevante que buscam está em formato de vídeo!

A explosão do vídeo online é a natural tendência de consumo de informação desta nova geração; aliada à capacidade das novas tecnologias para entregar vídeos de qualidade em qualquer dispositivo conectado.

Nas empresas, algo muito semelhante está acontecendo. Gestores de Recursos Humanos, por exemplo, já perceberam a força desta ferramenta e estão implementando portais de vídeo para engajar os seus colaboradores. Quer forma mais efetiva de comunicar um novo produto, serviço ou ideia?

Um exemplo fantástico é a iniciativa da Philips e o seu BlueTube, um portal de vídeos online criado especialmente para os seus colaboradores. O objetivo com o BlueTube é permitir que os funcionários da empresa capturem e compartilhem histórias e experiências por toda a organização ao redor do mundo.

Um de seus funcionários, equipado de seu smartphone e uma bicicleta, produziu um vídeo mostrando ruas mal iluminadas em São Paulo, relacionando a fraca iluminação com a sensação de insegurança nestas ruas e como as novas lâmpadas da companhia podem melhorar a qualidade de vida das pessoas nas grandes cidades. Veja a história completa aqui.

Este é só um exemplo de inovação e engajamento por meio do vídeo e mostra como podemos transformar colaboradores em embaixadores da marca, compartilhando informações e ajudando a garantir um ambiente mais dinâmico e participativo dentro das organizações.

Artigo assinado por André Botelho, gerente de canais de vendas LATAM da Kaltura.

Apoiadores