O que é um Líder Coach?

Redação
agosto04/ 2016

Por Renata Lemos

Por definição, o coaching tem sua essência baseada no seguinte princípio: ajudar uma pessoa a mudar, para que se torne o melhor que possa ser. O coaching cria consciência, capacita à escolha e produz mudança. Revela o potencial de um indivíduo para maximizar seu próprio desempenho. Mais que ensinar, o coaching ajuda a aprender.

Anteriormente o Coaching era muito associado ao esporte. Todo atleta de peso possui um coach ou treinador. Atualmente é muito aplicado na área de negócios, lideranças, nas escolas por trazer resultados em um curto espaço de tempo, trabalhando comportamentos de uma forma mais efetiva.

Os gestores que adotam o coaching no seu dia a dia, adotam uma postura de facilitadores do processo de aprendizagem das pessoas. Não diz o tempo todo como fazer, mas desenvolve no seu colaborador a habilidade de tentar estudar, aprender e descobrir como se faz. Desta forma, o colaborador está sendo treinado e estará se desenvolvendo quase sem perceber.

Como forma estratégica, esse conceito de liderança é adotado por empresas que visam diferencial competitivo, destaque no mercado e equipe apta a enfrentar novos desafios. O líder orienta seu comandado a descobrir seus próprios mecanismos de aprendizagem e otimização, através de um constante processo de diálogo e feedback.

O Líder Coach utiliza sua liderança baseando-se no compromisso de alinhar seus liderados para um objetivo comum. Inclui motivação, reconhecimento, questionamento através de técnicas e métodos comportamentais, a fim de atingir o desenvolvimento de competências, habilidades e capacidades importantes num grupo.

Tal estilo de liderança agrega valor a um gestor de tal forma que, derruba a ideia de ser apenas um modismo. O coaching relaciona-se com sua equipe utilizando todas as suas técnicas tradicionais, mas busca de forma moderna e participativa, ajudar as pessoas a atingir os resultados desejados, mantendo relacionamentos baseados na honestidade, aceitação e responsabilidade.

A capacidade de exercer a liderança através de uma postura de coaching produz grandes resultados, porque os cenários mudam constantemente e os formatos de trabalho e convivência social, geram a necessidade de um relacionamento líder-liderado mais aberto e bilateral.

Assim, a capacitação em coaching pode ser uma alternativa para as organizações e profissionais que querem se destacar no mercado. É um modelo que estimula o capital intelectual, não exclui nenhuma outra forma de liderança, mas permite que o ambiente seja construído com bases no treinamento e desenvolvimento da equipe com o objetivo de alcançar melhores e maiores resultados para a organização e para todos os envolvidos no processo.

Apoiadores