O que é uma Startup? Como funciona e como montar a sua

O que é uma Startup? Como funciona e como montar a sua
Christiano Passos
fevereiro18/ 2016

Se você chegou aqui sabe que o termo startup tem surgido com muita intensidade na internet nos últimos anos. Cronologicamente, ele foi originado lá nos Estados Unidos com a ideia de definir um grupo de pessoas trabalhando em um escritório descolado, em cima de uma ideia muito promissora, podendo, assim, ganhar uma grana alta. Mas será que uma empresa startup é exatamente isso?  O que você precisa montar a sua startup? Desmembramos todas as dúvidas sobre as startups em um só lugar. Confira:

O que significa startup

Para começarmos do básico, vamos definir startup como uma empresa nova no mercado, em fase primária de construção, mas que tem um diferencial das empresas tradicionais: ela conta com projetos inovadores e promissores, que prometem, em sua maioria, de alguma forma mudar a vida de pessoas. A nomenclatura ficou por conta da junção das palavras “start” e “up’, que referem-se ao ato de iniciar algo.

Para deixar ainda mais claro, é importante lembrar que você provavelmente tem contato diariamente com empresas que são ou já foram consideradas startups, como a Google.

Tecnologia x Statup

Há quem erroneamente acredita que todas as startups estão necessariamente envolvidas com novas tecnologias. Isso não é uma verdade absoluta. Qualquer grupo de pessoas que possua uma ideia inovadora pode ser considerado apto a abrir uma startup.

Investimento x Startup

Outra associação comum feita pelas pessoas é a de que todas as startups recebem algum investimento. Bem, essa geralmente é intenção de todas as empresas que se enquadram nessas características. Além disso, cresce cada dia mais o número de pessoas que buscam ideias para investir dinheiro (os santos investidores), podendo haver um retorno alto no futuro.

Mas a concorrência é grande, não se engane. Uma dica de ouro, sempre dita por pessoas que vivem no Vale do Silício (região nos Estados Unidos onde estão localizadas um conjunto de empresas que se destacam por suas inovações cientificas e tecnológicas) é ter uma ideia clara. Em média, você terá 3 minutos para fazer um possível investidor entender a sua solução e confiar nela.

Como montar uma startup com 3 dicas rápidas

Ok, o termo startup já está dominado na sua cabeça. Agora você já sabe como funcionam essas empresas e o que geralmente esperam. Mas como montar uma startup a partir de uma ideia bacana? Separamos 3 dicas bem legais para você botar em prática.

Faça uma análise da sua ideia

É muito importante ter um conceito claro e original na cabeça e no papel para dar os primeiros passos. Comece procurando elementos que torne sua solução realmente nova. Verifique se algo parecido já está sendo feito e como está sendo feito. É importante pensar em como essa ideia seria aplicada e possivelmente reproduzida no futuro.

Faça um plano de negócios

Independentemente do quão genial for a sua ideia, qualquer startup precisa montar um plano de negócios onde será possível ver exatamente como a empresa pretende ser rentável. Além de nortear as ações do empreendedor, essa é uma ótima forma de apresentar a possível lucratividade para investidores.

Aprenda mais sobre como gerir um negócio

Muito mais do que um inventor, como dono de uma startup, você será um gestor. Isso parece obvio, mas é um fator crucial para o sucesso da empresa. Startups geralmente começam pequenas, mas com o tempo e com investimento, vão crescendo. Dessa forma, é imprescindível saber um pouco sobre marketing, finanças, administração e RH.

Exemplos de startups brasileiras

Agora você já sabe o que é e como montar uma startup. Para deixar o sonho ainda mais próximo da realidade separamos algumas startups brasileiras que estão dando certo. Conheça: 

Virtual Avionics

Startup de Campinas- SP que oferece soluções para simuladores de voos.

Meliuz

Startup mineira oferece cupuns de descontos exclusivos, além  de devolver uma porcentagem do valor da compra nos principais e-commercers do Brasil.

MeuCarrinho

Empresa criou um aplicativo que faz comparação de preços nas principais redes de supermercado.

Apoiadores