O que é gamification e porque usar em sua empresa

o-que-e-gamification-e-porque-usar-em-sua-empresa
Redação
julho08/ 2016

 

As pessoas adoram jogos. Para matar o tempo, se divertir com os amigos, superar desafios, elas jogam nas redes sociais, no celular, no videogame, tablet, computador, em dispositivos móveis, de formas tradicionais, e agora a tendência é que elas comecem a jogar também em seus ambientes de trabalho, dando espaço para a implantação de algo muito mais complexo que chamamos de gamification.

E afinal de contas, você sabe o que é gamification?

Gamification ou, em bom português, gamificação, é a tendência a aplicar técnicas, conceitos, recursos e design dos jogos a outros contextos que não sejam os próprios jogos para que se consiga com isso trazer o engajamento coseguido nessas atividades para uma outra realidade, mesmo que bem diferente.

Afinal de contas, se pesquisas já comprovaram que os seres humanos juntos passam em média 3 bilhões de horas por semana jogando videogames ou computadores de forma espontânea, porque não usar isso a favor da sua empresa, por exemplo?

Por que e como usar gamification em minha empresa?

Isso pode ser conseguido de maneiras bem simples. Basta pensar nos princípios básicos que levam uma pessoa a começar e continuar jogando qualquer coisa.

Primeiramente, vontade de superar desafios. Nos jogos, você vai passando uma fase após a outra, ou enfrentando chefes de diferentes níveis e quanto mais você avança no jogo, mais difíceis vão ficando os desafios. Porém, apesar da dificuldade, você quer continuar, porque quer mostrar para si mesmo e para o jogo, o boss ou seja lá quem for, que consegue superar esse desafio e seguir em frente. Esse espírito em um ambiente corporativo é essencial e capaz de trazer resultados inesperados a sua empresa.

Uma forma de implantar o gamification nesse sentido é trabalhar com metas que vão aumentando progressivamente e formar times que devem ser responsáveis por superá-las em um determinado intervalo de tempo.

Em segundo lugar, temos a questão dos feedbacks imediatos. Se você falha em uma fase ou enquanto está enfrentando um boss, perde pontos, vida e pode até mesmo sair do jogo. Isso te deixa atento para não cometer novos erros. Pelo contrário, se você está progredindo bem, é recompensado o tempo todo, ganha novos itens, consegue ver o quanto já está mais próximo de atingir seus objetivos e isso te deixa mais tranquilo e empenhado para chegar ao final da jornada. Quando um colaborador tem esse tipo de retorno em seu ambiente de trabalho, o que acontece é um efeito parecido, capaz de mantê-lo mais focado em seus objetivos, metas e naquilo que precisa alcançar.

Portanto, importe mais isso do mundo dos games para sua empresa e conte com a ajuda dos gestores e do setor de RH para manter seus colaboradores sempre cientes de suas vitórias, progressos e falhas. Para deixar mais divertido, crie um sistema de recompensas, baseado em pontuação, mérito ou conquistas e incentive uma competição saudável entre as pessoas também.

Somente a partir dessas noções, já é possível implementar um ótimo sistema de gamification em seu negócio e melhorar pontos como o clima empresarial, o engajamento dos colaboradores, a produtividade e isso é estratégico para o sucesso de qualquer empresa.

Se você oferece treinamentos para seus colaboradores, trabalhar com gamification nessa mesma lógica também é extremamente indicado. Com ele você vai fazer com que as pessoas se engajem com o conteúdo das aulas e continuem progredindo, por verem real sentido e recompensa por aquilo que estão aprendendo.

Experimente e compartilhe com a gente os resultados!

 

Apoiadores