Mineiros lançam navegador Dark It: os olhos agradecem

Redação
julho29/ 2016

O grande número de horas que passamos diariamente em frente a smartphones e computadores é uma realidade crescente nos dias de hoje, e a consequência imediata desse abuso é tornar nossos olhos vermelhos e secos.  Em um passado não tão distante, costumávamos expor nossos olhos à luz de telas eletrônicas situadas a poucos centímetros de nossos olhos apenas durante o trabalho, quando usávamos um computador, e à noite descansávamos os olhos dessa exposição, já que, mesmo quando assistíamos à televisão, a tela desta se situava a uma distância bem maior e confortável para nossos olhos. Uma distância menor entre a tela e os olhos pode significar uma agressão maior aos olhos, agravada pelo fato de que hoje, nos expomos às telas dos smartphones até durante o almoço, no metro, no ônibus ou em qualquer lugar onde devemos esperar por mais de alguns segundos. O aplicativo Dark It promete minimizar significativamente a agressão que nossos olhos sofrem ao serem expostos por tanto tempo à luz das telas dos smartphones.

O Dark It App funciona trocando as cores frequentemente usadas nas aplicações para smartphones por cores mais agradáveis e menos agressivas a nossos olhos quando emitidas por uma tela iluminada artificialmente. A cor branca, frequentemente usada como cor de fundo nos sites, e-mails e redes de relacionamentos, é a cor que mais emite luz e brilho, e consequentemente é a luz que mais incomoda nossos olhos. O objetivo do aplicativo é que haja o mínimo possível de pixels emitindo a cor branca. Assim, a cor de fundo das aplicações mais usadas em um smartphone como redes de relacionamento, e-mail, ou toda a navegação na internet, é trocada sempre para a cor preta, já que é a cor que menos emite o brilho que incomoda nossos olhos, criando assim uma ambientação confortável na tela. As letras, que antes costumavam ser pretas sobre o fundo branco, são agora trocadas por verde, laranja ou azul, que são cores que funcionam bem sobre um fundo preto. Desta forma o Dark It App cria sua marca, um padrão de ambientação bastante agradável para os olhos de letras coloridas de verde, laranja ou azul sobre um fundo preto, o qual emite consideravelmente menos luz e brilho que o antigo fundo branco.

A mudança de cor beneficia não só a saúde de nossos olhos, mas também da nossa pele. O brilho da luz branca artificial é também o que mais causa danos à nossa pele, deixando-a também seca e vermelha, a ponto de vários dermatologistas recomendarem o uso diário de protetor solar mesmo dentro dos escritórios, para nos protegermos das luzes brancas do teto e dos computadores. Como o Dark It retira esse brilho intenso trocando a luz branca por preta, nossa pele também fica muito menos exposta às consequências da exposição diária aos smartphones. Desta forma o Dark It funciona como um produto anti-envelhecimento, não que ele seja capaz de rejuvenescer a pele, mas sim, evita o seu envelhecimento precoce devido à exposição aos smartphones. Tal benefício se traduz em um atraente argumento para todos, especialmente para homens e mulheres que consomem produtos anti-envelhecimento ou usam filtros solares regularmente.

As mudanças de cor promovidas pelo Dark It App deixam os dispositivos de nossos smartphones com um visual “cool” e diferente, revitalizando-os com novas e diferentes cores, mas sem desfigurá-los, pois continuam imediatamente reconhecíveis, e com a mesma funcionalidade e identidade. Esse novo visual “cool” pode ser um grande argumento para grande parte dos usuários, especialmente para os usuários mais antenados em tecnologia, artistas ou jovens, que são o grupo mais apto a naturalmente viralizar a descoberta do aplicativo em sua grande rede de relacionamento.

Outra grande benefício produzido pelo Dark It é a economia de energia nos smartphones equipados com tela com tecnologia Amoled, a tecnologia mais usada nos smartphones, e com tendência de crescimento dessa liderança. A mudança de cores produz uma significante economia de energia já que a maior parte do brilho que era emitido sem o aplicativo deixa de ser emitido com o seu uso. Ao economizar energia, o aplicativo também economiza água nos países que tem sua matriz energética baseada em hidrelétricas, caso do Brasil. Assim, o Dark It App é um aplicativo eco-friendly, em sintonia com as responsabilidades ambientais das companhias do mundo do século XXI.

O Dark It App ainda fornece um simples, descomplicado e intuitivo sistema de compra de espaços publicitários para anunciantes interessados em todo o mundo. Basta acessar o website do aplicativo na internet, escolher o espaço disponível, a data e o país de circulação do anúncio, e automaticamente o preço da propaganda é disponibilizado em função do tamanho e importância do mercado escolhido, sem a necessidade de contato ou negociação com funcionários do aplicativo. O pagamento é feito através de cartão de crédito, também sem a necessidade de contato ou negociação. Assim, o aplicativo pode vender diversos anúncios diferentes em diversos países do mundo para diferentes anunciantes de acordo com suas estratégias e praças. Tal sistema confere ao aplicativo uma grande capacidade de receita sem a necessidade de uma grande quantidade de funcionários para administrar sua condução. Apesar do aplicativo ser disponibilizado de graça, a possibilidade de que um dia possa vir a ser vendido caso venha a ser conveniente é outra grande possibilidade de receita, assim como acontece com qualquer aplicativo de sucesso que é vendido.

É importante destacar que apesar do “app” no nome, o Dark It funciona também como um navegador, já que o usuário navega por toda a internet, porém toda a navegação é alterada para o modo da troca de cores promovido pelo aplicativo. Porém, caso o usuário entenda que um site específico não ficou bem com a troca, o Dark It disponibiliza um botão que anula a troca, deixando o site com seu aspecto original, sem a necessidade de iniciar outro navegador. Deste modo, o Dark It App é uma grande alternativa aos navegadores do mercado, trazendo uma proposta original não disponibilizada pelos outros navegadores.

O Dark It App é um aplicativo muito interessante, trazendo não apenas um, mas vários benefícios que podem produzir grande atração aos olhos dos mais variados grupos de usuários em todo o mundo, sejam usuários assíduos ou pertencentes a outros grupos de interesse.

Para o uso do email, é necessário baixar o Dark it Mail na Google Play. O aplicativo está ainda em fase final de testes e deve ser disponibilizado em breve. O aplicativo roda apenas  na versão 5.0 ou superior do Android.  

Informações: www.darkitapp.com

Apoiadores