União de sabores resulta em culinária diferenciada

Nathália Guedes
maio06/ 2015

A ideia inovadora no segmento gastronômico é do italiano Stefano Piletti e consiste na união dos sabores das trufas italianas com produtos artesanais genuinamente mineiros. Tudo começou quando ele, há três anos no Brasil, abriu um bufê, o La Cucina di Stefano, que organizava jantares e festas em domicilio. O menu sempre levava o toque inconfundível das trufas – um tipo de fungo raro, importado da Itália – e foi a partir dele que o chef criou o diferencial da empresa.

Participou de muitos festivais e, no de Gastronomia de Tiradentes de 2013, fez o bem-sucedido jantar trufado. A partir desse dia, a La Tartuferia tomou forma e tornou-se uma das poucas empresas especializadas no ramo do país e a única a misturar a trufa com matériaprima vinda de pequenos produtores brasileiros, em especial de Minas Gerais.

O carro-chefe é a manteiga de garrafa trufada, exclusividade da empresa no mercado. A iguaria vem de Águas Formosas, no Norte de Minas, assim como o salame de Caratinga e o mel de São João del-Rei. “Alguns produtos, como a manteiga de garrafa trufada, são exclusivos. Privilegiamos os produtores locais, as receitas de família e os pequenos artesãos”, esclarece Stefano.

Outra delícia é o pan reale, uma mistura de bolo, biscoito, caramelo, frutas e castanhas, que, segundo a casa, é reinterpretação de uma receita familiar. O original é da época dos monges medievais, que o preparavam com hóstia sagrada, especiarias e frutas secas. A La Tartuferia incrementou a receita com castanhas-do-Pará, caju e mel local, além de oferecer as versões trufada, com especiarias ou com chocolate. A média dos produtos na casa é de R$ 60.

Por ser uma mercadoria rara e bastante procurada, o valor da trufa é alto. Portanto, ainda é privilégio de alguns degustar comidas suavizadas pelo ingrediente. “Até no mercado italiano a trufa não é reservada ao dia a dia e a toda a população”, conta Stefano.

A empresa não tem loja própria e comercializa os produtos em empórios especializados e restaurantes de Tiradentes, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. A intenção do grupo é ampliar os negócios para outras cidades, sem deixar de lado a essência: a produção artesanal. “Não temos como objetivo vender para grandes supermercados ou exportar.

contato: latartuferia@latatuferia.com.br
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