Já viu uma assistente virtual em forma de holograma?

Redação
fevereiro02/ 2016

Quem já viu o filme Her (Ela), dirigido por Spike Jonze, sabe que o protagonista, Theodore (Joaquin Phoenix), um profissional especializado em redigir cartas, recém-separado, se apaixona pela voz de um sistema operacional dotado de inteligência artificial.

Mas, o que o filme Her tem a ver com tecnologia japonesa em 2016? Bom, cada vez mais sistemas operacionais de inteligência artificial estão presentes em nossa vida. Ainda que ninguém tenha se apaixonado pela Siri, da Apple, está surgindo no mercado diversas tecnologias com o objetivo de facilitar o nosso cotidiano.

Um exemplo é a empresa japonesa Vinclu, que está criando o Gatebox, um sistema de comunicação e assistência pessoal que pretende dar um passo à frente nessa categoria de tecnologia.

Trata-se de um aparelho que apresenta uma imagem holográfica de uma garota no estilo dos desenhos animados japoneses, conhecidos como animes. Ele utiliza a tecnologia da Internet das Coisas para controlar eletrodomésticos e outras funções de sua casa, como televisores, sistema de ar condicionado, iluminação e muito mais.

A personagem que aparece como um holograma no Gatebox chama-se Azuma Hikari, utiliza inteligência artificial e é capaz de conversar com os moradores da casa, acordá-los de manhã e recebe-los de volta do trabalho no fim do dia, além de controlar praticamente tudo dentro da residência. Ela está sempre conectada à internet para informar coisas como a previsão do tempo, a programação da TV etc.

O produto ainda não está disponível para comercialização e provavelmente deve ser bancado através de algum site de crowdfunding ainda em 2016. Talvez não nos apaixonemos como Theodore no filme pela Azuma, mas com certeza já gostamos da ideia dessa tecnologia.

Fonte: Tecmundo

Apoiadores