Já parou para pensar que o vídeo pode ser a peça que falta para te ajudar a aumentar sua base de clientes?

Larissa Borges
dezembro12/ 2017

 

Já parou para pensar na quantidade de vídeos que você assiste por dia? Hoje, 69% do tráfego da internet já é feito por meio de vídeos online e, assim, o conteúdo audiovisual se configura, cada vez mais, como o futuro da web.

Muito além do entretenimento, os vídeos online já são peça de peso na educação, informação e comunicação empresarial. As empresas estão cada vez mais pensando suas estratégias a partir do uso audiovisual, otimizando processos como conversão, engajamento, comunicação interna, desenvolvimento de colaboradores e até mesmo a venda de seus produtos.

Mas, nesse contexto, quais as melhores maneiras de utilizar vídeos para aumentar sua base de clientes? É por isso que vamos passar neste artigo!

Antes de mais nada: planeje-se!

O primeiro passo é entender que não adianta decidir usar vídeos e simplesmente começar a usá-los: é preciso que você, antes, planeje seus objetivos e entenda como adaptá-los ao seu público e à sua realidade de equipamentos e conhecimentos audiovisuais.

Por isso, é importante que você tome um tempo para estudar seu negócio, suas estratégias já vigentes e o público que deseja atingir. Assim, você consegue entender quais as melhores oportunidades onde o vídeo pode ser inserido, além de conseguir criar uma ordem de prioridade para as adaptações que precisam ser feitas.

Onde inserir vídeos na sua estratégia

Para te ajudar a entender onde inserir vídeos na sua estratégia de empresa, separamos alguns dos lugares mais interessantes onde o vídeo ajuda a Samba a gerar vendas e crescer cada dia mais! Vamos lá?

No site institucional

Você sabia que 85% das pessoas preferem ver um vídeo sobre a empresa do que ler informações sobre ela? Se esse dado não é o suficiente para te fazer ter vontade de gravar um vídeo institucional agora mesmo, te apresentamos mais um: 60% das pessoas que visitam uma página web clicam em um vídeo antes de ler uma palavra sequer do texto.

Consegue ver a importância que o vídeo tem no site da sua empresa? Se você já tem textos que explicam o que sua empresa é e faz, a dica é que você os transforme em vídeos. Eles vão ajudar a mais pessoas entenderem o seu negócio e, possivelmente, fazer com que mais pessoas se interessem por você e pelo o que você oferece.  .

Você ainda pode aproveitar essa estratégia para explorar cases de sucesso e mostrar para os visitantes como os clientes da sua empresa vêm colhendo ótimos resultados com a sua ajuda!

Com os clientes

As pessoas estão cada vez mais preferindo se comunicar com vídeos, e isso inclui transações econômicas. Por isso, se você mantém um contato direto com seus clientes, você pode usar o vídeo para fazer essa relação chegar a outro nível.

Use essa estratégia em e-mails, por exemplo, e aproveite a oportunidade para se apresentar e explicar quais são seus serviços ou produtos. Esse também pode se tornar um canal para colocar o cliente em contato com pessoas estratégicas da sua empresa. Um e-mail com um vídeo do CEO, por exemplo, pode te ajudar a fechar negócios ou, pelo menos, manter o cliente interessado em você.

As pessoas estão cada vez mais demandando uma relação personalizada com as empresas. Com o vídeo se caracterizando como a forma mais clara e objetiva de se comunicar com o público, essa estratégia passa a ser uma ótima forma de melhorar seu contato com os clientes.

Em infoprodutos

Os infoprodutos já se tornaram tendência no mercado digital, e, por isso mesmo, esse é mais um local perfeito para você poder testar o poder dos vídeos.

Vídeo aulas, webinars e screencasts são infoprodutos já em formato de vídeo, mas não se engane: este não é o único local possível para casar essas duas estratégias. Outros materiais ricos (como o ebook e o infográfico) também são locais possíveis de serem acrescentados vídeos.

Investindo nessa forma de conteúdo, você consegue se posicionar como autoridade no assunto e, as vezes, os é mais fácil fazer isso em vídeo do que em texto. Assim, você dá uma dinamicidade ao produto e, até mesmo, consegue atender a um público maior.   .

Nas Redes Sociais

Os algoritmos das redes sociais também têm favorecido os vídeos. Em 2016, o número de compartilhamento de vídeos no Facebook dobrou antes mesmo do ano chegar ao fim, enquanto o de fotos e textos, o número diminuiu (Fonte: Buzzsumo, 2016)

Ou seja, hoje, a chance de alguém prestar mais atenção no seu conteúdo, interagir com ele e compartilhar o que você diz é muito maior se você se comunicar ali por vídeos do que por outros tipos de postagens. Com mais pessoas compartilhando suas publicações e falando sobre você, mais visibilidade online você consegue e, assim uma base de clientes maior.

Além disso, com um bom uso de CTAs (calls to action), essa estratégia pode se tornar uma porta de entrada que leva o público da sua página de redes sociais ao seu blog ou canal de vídeos, por exemplo.

Fique de olho nos resultados

Por fim, é super importante que você sempre acompanhe os resultados que cada uma das estratégias empregadas está tendo. Com essa análise, você fica mais ciente de locais onde você pode inserir mais vídeos, mudar o formato do vídeo ou, até mesmo, tentar outra estratégia que não o vídeo.

O vídeo pode ser usado pelas mais diversas funções dentro da sua estratégia de empresa, e, inclusive, pode ajudar na atratividade de mais clientes. Você pode saber mais sobre a função do vídeo dentro da sua estratégia de ROI clicando bem aqui e aprender dicas sobre como começar a gravar seus vídeos clicando aqui! Boa leitura 🙂

——————————————————————————————————————————–

Artigo produzido pela equipe de conteúdo da Samba Tech.

Eleita a empresa mais inovadora da América Latina pela Fast Company, a Samba ajuda outras empresas a se comunicarem melhor utilizando vídeos online.

 

Apoiadores