Inspiration Day, promovido pelo HUB Minas Digital, vai movimentar ecossistemas mineiro e brasileiro, amanhã, em Belo Horizonte

Giuliano Le Senechal
abril25/ 2018

“Inovar não é simplesmente colocar puffs na empresa, pintar as paredes de cores vivas, criar um ambiente de descompressão para os colaboradores ou montar uma piscina de bolinhas. A inovação é muito mais que isso.”

É dessa forma que Rodolfo Zhouri, coordenador do Hub Minas Digital (HMD), analisa algumas ações que acontecem no universo corporativo. Para ele, algumas empresas querem dizer que estão inovando quando na verdade apenas modificam ambientes para tentar gerar algo mais agradável os olhos dos outros.

“A transformação realmente inovadora vai muito além de simples e pequenas ações como estas. Ela pede coragem, espírito empreendedor e aguerrido. Requer audácia para executar ações de impacto, que possam transformar uma realidade instalada que, muitas vezes, está defasada. Inovar é mexer em processos, produtos e serviços. É melhorar o que está sendo oferecido ou, desejável também, desenvolver o novo, de mais agregado valor e que, sobretudo, ajude a mudar a vida de clientes, consumidores, empresas e, maneira geral, de uma sociedade inteira. Isso tudo, somado, estimula, diretamente, todo o cenário econômico de um estado ou do país ”, conclui Zhouri.

Com esse pensamento em punho, Zhouri dá início, amanhã, a mais um Ciclo de Inovação Aberta do HMD, programa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), pasta do Governo mineiro.

Entre as médias e grandes corporações inscritas estão gigantes como Vallourec, Anglo American, Embraer, FCA, Minas Máquinas, Diário do Comério, entre muitas outras.

Esta etapa do programa inclui visita a startup de marketing de conteúdo,  no Espaço Séculus, workshops e painéis no Seed – programa de aceleração de startups do Governo de Minas – e uma reunião, ao final do dia, para networking e confraternização dos executivos participantes.

Parceria Internacional

Depois de concluir com êxito seu ciclo-piloto de inovação aberta, no primeiro bimestre de 2018, com quatro grandes empresas do país e ter executado com sucesso outra etapa do Inspiration Day, durante o Minas Digital Summit, realizado no Hotel Ouro Minas, no início deste mês, a equipe do HMD se vê à frente de novos e estimulantes desafios. Em parceria com a inglesa The Bakery, primeira aceleradora de desafios corporativos do mundo, Zhouri e sua equipe agora vão partir para o maior desafio da história do HMD, criado no ano passado.

 

Além de buscar as conexões exatas com startups de alto desempenho e poder de resolução de gargalos, ao final de próximo mês, o HMD realiza novo ciclo, para outras empresas de médio e grande porte. E assim será sucessivamente, até que 60 corporações estejam participando do programa, que dura três meses, para, ao final, outra turma de empresas entrar.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Confira, abaixo, a programação desse dia inspirador:

 

  • 13h30 as 15h30: Visita à startup Rock Content (R. Paraíba, 330 – 22º andar – Funcionários, Belo Horizonte)
  • 16h00 as 19h00: Workshop Hub Minas Digital de Inovação Aberta com The Bakery no Seed – Aceleradora de startups do Estado de MG (Praça Rui Barbosa 104 – Centro, Belo Horizonte)
  • 19h00 as 21h00: Encerramento e Networking com startups no Seed

 

 

Apoiadores