Inovação na indústria é tema de evento na Fiemg

Redação
março20/ 2017

Em parceria com a Embrapii e a Fiemg, o Indi realizará, em 11 de abril, na sede da Fiemg a partir de 8 da manhã, em Belo Horizonte, um evento para apresentação das Unidades Embrapii instaladas em Minas Gerais e discussão de tecnologias inovadoras para a indústria mineira nas áreas de Mecânica e Materiais, IoT e Smart Industry, Indústria Automotiva, e Fontes de Financiamento.

A Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) atua em cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica do país, financiando projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) através de recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).

As informações sobre inscrições e programação completa serão divulgadas em breve no site do Indi: http://www.indi.mg.gov.br/

Estimulando a inovação

A parceria entre instituições de pesquisa tecnológica e empresas industriais visa a estimular a inovação do setor industrial no país e potencializar a competitividade das empresas brasileiras, tanto no mercado interno, quanto no internacional. A EMBRAPII opera focada nas demandas empresariais, dividindo os custos dos projetos, reduzindo os riscos de inovação nas empresas, aumentando a agilidade, flexibilidade e os níveis de desenvolvimento e competência tecnológica, além de outros benefícios.

Unidades Embrapii em Minas Gerais

Atualmente, existem 28 unidades Embrapii distribuídas por todo o país. Cada uma delas possui competências e linhas de atuação específicas, as quais incluem: software e automação, sistemas inteligentes, Internet of Things (IoT), comunicações ópticas, bioquímica de renováveis, eletrônica embarcada, manufatura aeronáutica, biotecnologias ambientais e soluções computacionais em engenharia. Em Minas Gerais, existem três unidades e um polo Embrapii.

1) DCC/UFMG – especializada em software para sistemas ciber-físicos, o Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais desenvolve plataformas computacionais para tratar componentes físicos, virtuais e sociais em diferentes escalas e suportados por diversas tecnologias. Acesse: https://dcc.ufmg.br/dcc/?q=pt-br/embrapii

2) INATEL – com competência em sistemas de comunicação digital e radiofrequência, a instituição, que é situada em Santa Rita do Sapucaí, trabalha com arquiteturas e dispositivos de redes de alta densidade, dispositivos de comunicação digital e radiofrequência e sistemas de monitoramento remoto. Acesse: http://www.inatel.br/icc/embrapii.

3) FEMEC/UFU – a Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia tem competência em tecnologias metal-mecânicas, atuando com novas tecnologias em medição de propriedades e comportamentos mecânicos, tecnologia de superfícies e tecnologia de união, reparo e adição. Acesse: http://www.mecanica.ufu.br/EMBRAPII

4) Polo EMBRAPII IFMG – O Instituto Federal de Formiga/MG tem como foco o desenvolvimento de softwares e sistemas automotivos inteligentes, aplicações embarcadas e protocolos de comunicação inter e extra veicular. Para mais informações, acesse: http://embrapii.org.br/if-formiga/.

 

Fonte: Simi

Apoiadores