HUB promoveu ação direcionada que impactou RH de grandes corporações

Giuliano Le Senechal
maio23/ 2018

Detectar desafios, buscar entendê-los, acelerar processos e buscar de soluções para encontrar resultados por meio da inovação aberta. Tudo isso de forma rápida, eficiente e com baixo custo. Assim pôde ser definido o objetivo do 4º Inspiration Day (ID), workshop idealizado pelo HUB MINAS DIGITAL* (HMD), realizado ontem, dia 22 de maio, no Guaja Coworking, bairro Funcionários. As atividades foram dividas entre minipalestras e momentos de aproximação entre as empresas e integrantes de startups selecionadas.

Com a realização de mais este Inspiration Day powered by The Bakery, que em livre tradução significa “Dia de Inspiração impulsionado pela The Bakery” – uma empresa britânica considerada a maior aceleradora de desafios corporativos do mundo, segundo diversas publicações especializadas – o HMD concluiu o seu 2º Ciclo de Inovação Aberta. Gigantes de setores como siderurgia, logística, energia, pesquisa, alimentação, bancário, educação à distância, entre outras vivenciaram os processos metodológicos desenvolvidos pela equipe do programa.

Startups e corporações participantes

Nesta edição, participam empresas como MRV Engenharia; CSN; Caixa Econômica Federal; Santander; Drogaria Araújo; Fundep; Ferrous; Sambatech; Unimed BH; Bamaq; Fundação Renova; Café 3 Corações entre outras que, ao todo, formam um total de 49 corporações.

Já as startups selecionadas para apresentarem suas soluções são: Gupy; Timco; Pin People; Colaboradores; Solides e Witseed.

Opinões

 

Nira Goldstein, psicóloga com trajetória fundamentada na área de Recursos Humanos, diz que o maior desafio das corporações, hoje, é saber encontrar quais as ferramentas certas para se promover atração e realizar recrutamento de novos colaboradores. “Atualmente, dispomos de inúmeros sistemas para executar este fundamental trabalho nas empresas. Não só o de recrutamento e seleção, mas o de retenção de talentos o das tecnologias para treinamento, que são diversas e eficazes”, explica.

Contudo, na visão de Goldstein, mesmo que a forma de se trabalhar na área tenha mudado muito, já que não há mais pilhas de currículo em papel, entre outras características de tempos passados, nenhum sistema ou ferramenta irá substituir a importância da aproximação humana, da perspectiva do “olho no olho”. “Esse contato direto faz toda a diferença na hora de se tomar decisões. Ouvir o que o profissional tem a dizer, perceber sua energia e vibração com determinada perspectiva e, assim, poder entender mais de suas competências e habilidades, isso nenhuma máquina pode nem, jamais, poderá fazer. Portanto, creio que o maior desafio dos RHs de hoje é saber equilibrar o uso de novas tecnologias com a existência do ser humano que está lá, do outro lado, pleiteando uma colocação. Fato é que, melhor que seja uma solução tecnológica de mercado, nunca se pode deixar de realizar uma entrevista pessoal. Este processo é fundamental, inclusive, para se buscar mensurar o grau de alinhamento do candidato com a cultura daquela empresa”, conclui Goldstein, que é gestora de desenvolvimento profissional há 15 anos e responsável, entre outras ações de destaque no mercado nacional, por capitanear a montagem do corpo de colaboradores de uma das maiores startups de conteúdo digital do Brasil, hoje com cerca de 2 mil colaboradores em seu quadro funcional.

De acordo com o coordenador do HUB MINAS DIGITAL esta foi a primeira vez que um ciclo realizou-se com foco em setor específico. “Em todas as nossas ações pregressas, envolvemos médias e grandes empresas aleatoriamente, seguindo a mesma metodologia que nos norteia desde o início do HMD. Conseguimos encaixar a grande maioria delas (empresas) em um espaço diferente para desenvolvimento de seus desafios e  o encontro das soluções que buscavam. Na grande maioria dos casos, conseguimos designá-las para trabalhar com startups especializadas e os resultados foram, fortemente, satisfatórios”, afirma Rodolfo Zhouri, que complementa: “Contudo, achamos por bem tentar, como uma alternativa de segmentação, fazer este ID e este novo ciclo que se anuncia de uma maneira inovadora, aplicando as técnicas para setores internos das corporações. Neste caso específico, aquele que talvez seja o coração delas: os Recurso Humanos, também conhecido com Departamentos de Gestão de Talentos”, finaliza Zhouri.

Sobre o HUB MINAS DIGITAL (HMD)

Programa de estímulo à inovação aberta, implementação de processos de transformação digital corporativa e de fortalecimento do empreendedorismo de integração e disrupção. Tem como objetivo sistêmico convidar e detectar empresas para trazê-las ao universo desenvolvimentista e aproximá-las de startups que oferecem soluções técnicas de impacto e qualidade.  O HUB MINAS DIGITAL é um programa do Governo de Minas Gerais promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES).

Com a conclusão de seu 4º Inspiration Day e prestes a dar início ao 2º Ciclo de Inovação Aberta, o HMD objetiva, sobretudo, apoiar, de maneira incondicional, inovação aberta em empresas de médio e grande porte de Minas e do Brasil. Promove, também, e permanentemente, a conexão dessas corporações com os agentes do ecossistema mineiro de inovação.

A motivação para o surgimento do HUB MINAS DIGITAL veio da percepção dos inúmeros e persistentes desafios que as empresas enfrentam para se manterem competitivas em um cenário desafiador e de rápidas mudanças. A pressão natural imposta por novos modelos de negócio e novas tecnologias faz que se gere, a todo tempo, ameaças e oportunidades de níveis altíssimos no mercado. É nesse campo que o HMD se apresenta e se oferece, a quem interessar evoluir, como o principal agente motivador em Minas Gerais, prestando suporte às empresas que necessitam fazer parte deste movimento evolutivo.

Por fim, o HUB MINAS DIGITAL tem como públicos-alvo as médias e grandes empresas (receita bruta (ideal) superior a R$4,8 milhões por ano) sediadas no Brasil.

Inspiration Day Junho

Garantindo uma atmosfera perfeita para boas conversas e novos negócios, o HMD vai realizar, no próximo mês de junho, mais um Inspiration Day. Dessa vez, será na histórica cidade de Tiradentes, região Central de Minas Gerais. O evento se dará durante a realização do Conexão Empresarial  – Tiradentes – promovido pelo Grupo VB de Comunicação. A data ainda não foi definida pelos organizadores

Apoiadores