Governo lança edital para instalar primeira Sala de Inovação na Cidade Administrativa

Redação
agosto08/ 2017

O Governo de Minas Gerais abriu Chamamento Público para instalar a primeira Sala de Inovação na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves (Camg). O prazo para as empresas apresentarem propostas, que venceria na quinta-feira da semana passada (27/7), segundo o edital original, foi prorrogado para 28 de agosto. A iniciativa, por meio da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), é mais uma ação do Governo mineiro no estímulo à inovação.

“Inovar é preciso” não é apenas um trocadilho da antológica expressão “navegar é preciso, viver não é preciso”, mas uma necessidade à sobrevivência no mundo globalizado. O processo de inovação existe desde o surgimento do homem das cavernas, contudo, o ritmo foi intensificado nas últimas décadas, especialmente, com a velocidade da ciência e os avanços da tecnologia nos últimos anos.

De acordo com o edital, a empresa escolhida pela Prodemge terá de entregar em 60 dias após assinatura do contrato um projeto que contemple design do ambiente, infraestrutura, planejamento e execução, utilizando equipamentos, mobiliários e acessórios no 4º andar do prédio Gerais.

O espaço de 59 metros quadrados vai funcionar como o lugar para identificação de soluções inovadoras, desenho, definição e protótipo de produtos, bem como processos, serviços e soluções de forma rápida, utilizando a metodologia de Design Thinking adaptada às necessidades dos clientes.

A Sala de Inovação será utilizada com propósitos definidos e propícios à disseminação de conhecimento, troca de experiências, desenvolvimento de soluções inovadoras, pesquisa e desenvolvimento (P&D) de produtos e serviços, e trabalhos colaborativos. O novo espaço — estimado em investimentos de R$ 200 mil — vai permitir a implantação de novas soluções, com alta qualidade em tecnologias da informação e comunicação para se chegar ao desenvolvimento social e econômico de Minas Gerais.

Segundo a superintendente de Inovação da Prodemge, Janaína Araújo, a primeira Sala de Inovação da Camg será um marco cultural na forma de trabalhar da Prodemge e também do próprio Estado, com o objetivo de trazer mais rapidez e melhora de resultados para o cidadão. “A inovação será feita de forma coordenada, no espaço onde a Prodemge já fazia, porém, agora com mais facilitadores e maior planejamento. É um espaço onde o cliente também pode estar junto, opinando sobre o seu futuro produto ou serviço”, assegura Janaína.

A superintendente ressalta que o Governo quer trabalhar com mais salas de inovação dentro da Cidade Administrativa, entretanto, os investimentos são altos e vão demandar mais tempo diante do atual cenário econômico.

A ideia é buscar essa parceria para a primeira sala de inovação, trazendo uma nova cultura para o serviço público e também para atender ao mercado privado interessado na qualidade e no know-how da Prodemge em tecnologia. “Esses espaços vão existir para facilitar o desenvolvimento de tecnologias, utilizando facilitadores da Prodemge para conduzir as chamadas metodologias ágeis”, explica Janaína.

Benefícios ao patrocinador

De acordo com as exigências estabelecidas no documento, a empresa selecionada para patrocinar a Sala de Inovação poderá, por 24 meses, divulgar o seu nome de diversas formas, desde que aprovadas pelo Comitê Gestor da Sala de Inovação (CGS).

Entre outras possibilidades estão: aplicar a marca em áreas e nos móveis, no pórtico ou na porta de entrada da Sala de Inovação; disponibilizar logo e publicidade no site da Prodemge, mostrando a Sala de Inovação; exibir vídeo institucional ou comercial de 30 segundos a 1 minuto na proteção de tela dos equipamentos; divulgar material promocional, institucional e publicações do patrocínio no site e na intranet da Prodemge.

A empresa poderá também veicular informativo em veículos de comunicação do Estado; realizar apresentação institucional sobre inovação para os colaboradores do Governo em uma das plenárias da Cidade Administrativa com capacidade para 90 pessoas; colocar estande de até 9 metros quadrados, durante cinco dias úteis por semestre, divulgando a empresa e suas frentes de inovação, podendo ainda distribuir panfletos e objetos de pequeno valor monetário.

Mais informações do edital no link: https://www.prodemge.gov.br/banco-de-noticias/310-prodemge-lanca-chamamento-publico-para-sala-de-inovacao

Fonte: De Fato Online

Apoiadores