Gamification como meio de controlar metas

Gamification como meio de controar metas
Redação
outubro22/ 2015

Essa é mais uma daquelas ideias para mostrar à sua mãe para que repense todas as vezes que chamou a sua atenção por causa do tempo que você passava jogando videogame, dizendo que aquilo não ia te ensinar nada. Pois bem: além de vários estudos comprovarem que o videogame melhora o raciocínio, a atenção e a capacidade de realizar múltiplas tarefas, ele pode te ensinar estratégias bem interessantes. Uma delas é usar o processo de gamification para cumprir metas e atingir resultados.

Conceito de Gamification

Gamification significa aplicar a lógica de comportamento de jogos virtuais em processos diversos, para torná-los mais engajadores, didáticos ou divertidos, por exemplo. Basicamente consiste em dividir um grande trabalho ou desafio em fases menores, com objetivos específicos a serem cumpridos e graus de dificuldade crescentes. O “jogador” é induzido a treinar, nível a nível, até se tornar bom o suficiente para passar para o seguinte.

Acredite: essa pode ser uma ferramenta muito útil para o trabalho, se você souber como aplicá-la. Dia cheio de tarefas? Tire um tempo para se organizar e comece pela mais simples ou pelo que você acha mais fácil como ler e responder todos os seus e-mails, por exemplo. Depois ataque as atividades mais complexas. Quando já estiver com esse mindset consolidado, experimente otimizar a execução das “fases”. É possível diminuir o tempo que você leva para realizar cada tarefa?

Outros usos

Não pense que o gamification pode te ajudar apenas em trabalhos organizacionais. Quer emagrecer? Experimente passar uma semana correndo três voltas no seu quarteirão. Tente diminuir seu tempo dia após dia. Comece a servir 100 gramas a menos no seu prato. Na semana seguinte, tente correr uma volta a mais. Na terceira semana, diminua o número de doces que você come e o tempo que você leva para dar quatro voltas no quarteirão.

Entendeu a lógica? Agora é só pensar o que você quer “gamificar”.

 

Fonte: Startup Sebrae Minas

Apoiadores