Game ajuda franqueado a aprimorar técnicas de negócio

Redação
julho08/ 2015

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) lançaram o Game Franquias Brasil. Trata-se de jogo virtual que tem como objetivo capacitar melhor empreendedores do ramo de franchising.  Disponível para celular, computador e tablet, tem como público-alvo, interessados em ingressar no mundo das franquias ou franqueados que desejam aprofundar seus conhecimentos em gestão de negócios.

O game simula o ambiente de uma loja, em que o usuário seleciona o tipo de negócio, uma marca fictícia e começa a operar como franqueado. No jogo aparecem várias interferências que levam o empreendedor à tomada de decisão, como estratégias para agir em situação de desaquecimento econômico, por exemplo. Ele recebe ainda, diversas dicas para melhorar sua gestão e vencer o jogo. Dentre os temas, estão:  preços, vendas e custos; gestão de pessoas; atendimento a clientes; marketing e merchandising; gestão financeira e indicadores de desempenho.

Esses temas foram identificados pelo SEBRAE como pontos fundamentais na administração de uma empresa. “Fazer a gestão financeira das unidades, administrar o pessoal e ter um bom relacionamento com os clientes são as três principais dificuldades apontadas pelos empresários. A abertura de uma franquia envolve menos riscos que um negócio próprio. Mas, mesmo assim, os empresários precisam de apoio para fazer a correta gestão das empresas”, afirma o gerente da Unidade de Atendimento Setorial Comércio do Sebrae, Juarez de Paula.

Segundo ela, o game possibilita colocar a expertise do SEBRAE em gestão de micro e pequenas empresas a serviço das franquias. “Inicialmente em cursos presenciais do Projeto Franquias Brasil e agora num ambiente virtual, interativo, que amplia ainda mais nosso projeto de capacitação de empreendedores no país”, afirma ela, reforçando que isso, certamente contribuirá para melhorar a gestão fazendo com que os negócios sejam mais bem-sucedidos

Para Ângela Manzoni, diretora de Educação da ABF, “trata-se de uma ação inovadora, de vanguarda da educação a distância, em um formato de jogo online dinâmico, interativo e com mais eficácia para transmissão de conteúdos, em que o usuário será virtualmente dono de um negócio e poderá se divertir e aprender de forma lúdica, a, por exemplo, contratar, reduzir custos, enfim, tomar decisões que aprimorarão seus conhecimentos”.

Fonte: Sebrae

Apoiadores