Fundação Lemann promove campanha Internet na Escola

Fundação Lemann promove campanha internet na escola
Redação
outubro21/ 2015

A campanha Internet na Escola, uma iniciativa da Fundação Lemann, do Instituto Inspirare e da Rede Nossas Cidades, em parceria com o Instituto de Tecnologia & Sociedade (ITS), convoca alunos, pais e professores de todo país para participarem do Dia da Conectividade, que acontecerá em 23 de outubro.

Campanha Internet na Escola

A data faz parte da mobilização que tem como objetivo a garantia da Internet rápida em todas as escolas públicas brasileiras, como forma de chamar a atenção para a necessidade de tornar possível o uso de tecnologias em sala de aula. “É importante ressaltar que toda a sociedade já vive essa revolução digital e que essa é uma excelente oportunidade para aproximar as escolas desta realidade, além de unirmos força e ampliarmos o debate e as medidas em torno do uso da Internet na educação”, explica Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann.

Dia da Conectividade

A principal proposta do Dia da Conectividade é o engajamento da comunidade para a realização do teste de velocidade, disponível no site da campanha, para a inclusão da escola no Mapa da Conectividade. Este mapa será entregue ao Governo Federal e poderá servir de base para identificar a priorização de investimento.  Além disso, o movimento Internet na Escola oferece materiais e sugestões de atividades para que os organizadores formem diferentes frentes de trabalho e incluam outras ações culturais, de engajamento e de comunicação online em sua programação, como o envio de e-mail à Presidência da República pedindo por conexão rápida em todas as escolas, show de talentos, testes de ferramentas educacionais online, geração de conteúdo como depoimentos e vídeoaulas. Para participar do dia de ação, alunos e professores podem realizar a inscrição no site: www.internetnaescola.org/#participe.

“Garantindo acesso à Internet veloz, as novas tecnologias poderão contribuir de maneira significativa com a promoção da qualidade e equidade na educação brasileira; com conectividade podemos aproximar a educação ao século XXI”, afirma Anna Penido,  diretora do Instituto Inspirare.

10 MEGA

No mundo todo as plataformas, ferramentas e aplicativos já são utilizados para potencializar o ensino e auxílio do professor. “Outros países estão discutindo e implementando uma velocidade de conexão de 50 ou 100 MEGA para cima. Aqui no Brasil, estamos pedindo 10 MEGA, em contraste aos 2 MEGA prometidos pelo atual programa Banda Larga nas Escolas, que tem se mostrado ineficiente e muitas vezes não chega até as salas de aula ou aos laboratórios de informática”, afirma Anna Livia Arida, diretora da Rede Nossas Cidades.

O movimento espera impactar o Governo Federal com a assinatura, até o final deste ano, de um compromisso formal por Internet rápida em todas as escolas públicas brasileiras, a ser implementado já em 2016.

“Conectar as escolas brasileiras à Internet de alta velocidade pode mudar o perfil da educação no país. Não podemos perder essa oportunidade e ficar para trás na história”, alerta Ronaldo Lemos, diretor do Instituto de Tecnologia & Sociedade (ITS).

Para participar

Além de organizar o Dia da Conectividade, a campanha tem ainda outras duas missões. Basta acessar o site internetnaescola.org, realizar o teste de velocidade de conexão para incluir sua escola no Mapa da Conectividade, que será entregue ao poder público e poderá servir de base para identificar a priorização de investimento, e enviar um e-mail para a Presidenta pedindo a assinatura de um compromisso público por 10 MEGA em todas as escolas públicas do Brasil.

Fonte: Fundação Lemann

Apoiadores