Fire 2016: imersão no mundo do empreendedorismo digital, marketing e inovação

Larissa Borges
setembro05/ 2016

 

Quem chegou ao Fire 2016, logo na entrada já recebeu a mensagem que norteou todo o evento, que aconteceu entre os dias 31 de agosto e 1 de setembro, no Grande Teatro Palácio das Artes: “Be ready. It’s now!” (Esteja pronto. É agora. – em tradução livre).

Mais de 1600 pessoas estiveram presentes para assistir palestrantes brasileiros e internacionais que subiram no palco e mostraram que, para viver no mundo de hoje e empreender no ambiente digital é preciso ter um propósito, não ter medo de arriscar e, sobretudo, colocar em prática a sua ideia.

Casey Neistat, cofundador do aplicativo Beme, astro de uma série de curtas-metragens para a aclamada “Op-Doc”, do New York Times, youtuber com mais de 4 milhões de seguidores e filmmaker, foi um dos destaques do primeiro dia do evento. Em sua palestra, ele fala que o mais importante para as empresas é criar um conceito e fazer com que as pessoas se conectem a ele. Além disso, reforça que o mundo está passando por transformações e para acompanha-las é preciso fazer algo, não apenas testemunhar. Assim, você conseguirá se destacar no mundo digital.

IMG_0292

Casey Neistat no Fire 2016

Além de Casey, o primeiro dia do Fire 2016 reuniu grandes ícones do empreendedorismo digital. O evento começou com uma palestra de boas-vindas do fundador e CEO da Hotmart João Pedro Resende, seguido por Casey, Lerry Granville (Grupobras), Pedro Navio (Head da Red Bull na América Latina), os franceses Jean François Ruiz e Peggy Tournigand (PowerOn), Roni Cunha Bueno (Orgânica Aceleradora), Paula Abreu (renomada coach e treinadora de desenvolvimento pessoal), Conrado Adolpho (Escola dos 8Ps) e Camila Maranezi (Diretora Digital da Nike).

Fazer conteúdo de relevância, conhecer o seu “cliente ideal”, entender a cultura do cliente, superar os desafios, praticar o marketing de empatia, promover experiência e ser fonte de inspiração, fazem parte do sucesso no meio digital das marcas e empreendedores que estiveram no primeiro dia do Fire 2016.

Já no segundo dia do evento, um dos destaques foi Kees Kolen, o ex-CEO da Booking.com, estrategista da internacionalização da Uber e investidor em startups ao redor do mundo. Em sua palestra ele afirmou que para que o sucesso aconteça é preciso ter uma ideia, uma excelente equipe e acetar o “timing”.

Ainda passaram pelo palco Victor Damásio (Congresso de Afiliados e CorrerAgora), Chales Laveso (Desenhos Realistas), Christian Wolthers e Matheus Benatti (HUTT Digital), Olivier Roland (Blogueur Pro), Israel Salmen (Méliuz), Bruno Pinheiro (Negócio Online de Sucesso), Bárbara Bono (Rock in Rio) e Érico Rocha (Ignição Digital).

Além desses nomes, Neil Patel, considerado o profissional de marketing nº 1 no mundo e cofundador de 4 empresas multimilionárias, como Quick Sproud Labs, KISSmetrics, The Hello Bar e Crazy Egg. Ele compartilhou com a plateia alguns segredos de como criar um produto digital. Dentre as dicas do profissional, estão entrar em um mercado menos competitivo, mas que você tenha domínio; criar um produto que você conheça, mas que as pessoas gostem e seja acessível; e por fim, produzir muito conteúdo para educar seu cliente e captar leads.

IMG_20160901_213010

Neil Patel no Fire 2016.

Lançamentos

Além de muito conteúdo e oportunidades para fazer networking, o Fire 2016 também trouxe dois lançamentos da Hotmart para o mercado: a rede social Sparkle e a Hotmart Academy.

A primeira tem como objetivo preencher as lacunas das redes sociais que existem no mercado. A Sparkle, com o conceito de trilhas, permite que você siga apenas os assuntos que você curte, gerando um conteúdo personalizado e até mesmo salvar aqueles que forem mais úteis. Além disso, você pode criar um diário dos seus pensamentos da forma que quiser – em vídeo, áudio ou foto – e acessá-los sempre que precisar. Você também poderá interagir com a comunidade e trocar ideias com pessoas que dividem com você os mesmos interesses.

A segunda, Hotmart Academy, uma plataforma que oferece aulas gratuitas de como criar o seu negócio digital. Em formato de vídeo e gratuito, você aprende sobre linguagem e conteúdo, pesquisa, venda e divulgação, métricas e resultados e gestão em negócios.

O Fire 2016 é um evento idealizado e promovido pela Hotmart. O evento reúne grandes e pequenas empresas, sendo uma oportunidade para troca de conhecimentos e contatos, tanto para grandes marcas, quanto para startups. Quem não pode mergulhar nessa experiência, terá mais uma chance em 2017.

Apoiadores