FIEMG Lab anuncia os 100 projetos selecionados para primeira jornada de aceleração do programa 

Redação
fevereiro15/ 2017

Da produção de peças para a Indústria à impressão de tecidos humanos, passando por sistemas de gestão de frotas ou novas formas de diagnóstico e tratamento de doenças. Esses são alguns dos 100 projetos inovadores que farão parte do FIEMG Lab Novos Negócios.

O programa, resultado da parceria do Sistema FIEMG com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), SEBRAE, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Confederação Nacional da Indústria (CNI), SENAI e Grupo BMG, vai abarcar empresas de base tecnológica, startups e spin-offs corporativas e propõe a transformação de tecnologia em negócio ao criar a conexão entre os universos da Indústria e das startups.

Durante 18 meses, as empresas participantes passarão por quatro etapas de aceleração e novos processos seletivos. Neste período, serão feitos diagnósticos, encontros, checkpoints e mentorias, capacitações e mensuração de resultados. Na fase final, será promovida a expansão acelerada dos cinco projetos mais impactantes, que serão internacionalizados e terão um aumento na base de clientes.

A partir de 06 de março, as 100 empresas selecionadas iniciam sua jornada no espaço Atmosphera, um hub com investidores, aceleradoras, startups e café, localizado no bairro Vila da Serra, em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Do total de negócios participantes, 73 são startups, 10 spinoffs corporativas e 17 spinoffs acadêmicas vindas de várias regiões de Minas Gerais como Belo Horizonte, Juiz de Fora, Ouro Branco, Patos de Minas, São João Del Rei, Divinópolis, Itajubá, Ouro Preto, Montes Claros, Uberlândia, Santa Rita do Sapucaí e Viçosa. Ainda estão presentes novos negócios de outras partes do país como Goiás, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e até de outros países como os Estados Unidos.

Os projetos selecionados abrangem setores e temas importantes para a Indústria como tecnologia da informação, saúde e segurança do trabalho, alimentos, energia, educação, vestuário, construção civil, logística e agropecuária, dentre outros.

O presidente da FIEMG, Olavo Machado Junior, ressaltou que o esforço feito pela Federação em liderar o processo de busca de novas oportunidades pode render grandes benefícios para a economia e Indústria mineiras como inovação disruptiva, atração de investimentos, aquisição de mercado, novas tecnologias e vantagens competitivas.

“O FIEMG Lab reconhece o potencial de inovação oferecido pelas startups e garante oportunidades para que esses empreendedores sejam capazes de desenvolver tecnologias de alto impacto que trarão grandes resultados para o setor industrial mineiro,” pontuou.

O gestor do programa, Fábio Veras, apontou que o alinhamento entre o atual modelo de negócios e o modelo tecnológico ultrapassa a questão da inovação. “A indústria será o setor mais rapidamente afetado pelas novas tecnologias. Isto é, o atual modelo industrial precisa abraçar a cultura das startups para continuar competitivo. Esse é o desafio e quem lidar melhor com ele, terá uma grande vantagem. Daí, surge a importância desse alinhamento entre a rapidez e fluidez das startups e a solidez do setor industrial.”

Confira a lista de selecionados:

3D Virtual Care
3DLOPES
5D Technologies LLC, US
Acess Tech
Agromonitor
AGROWET
Aiko Logic
Alinhar
AMPyou
APITY
Aprovador
Arise Automação
AS31
Autonomiccs
AWC
Babá Eletrônica Inteligente
BioCorte
Biomimetic Solutions
BrainyT
Cfaz.net
Clonar Resitência Doenças Florestais
Coinaction
Control Face
Cori
Correias CurvaFlex
CoverBox
Craftec
Cuide Bem Saúde
Dágora
Descarte Legal
Dinocode
EasyFix
eBidOne
EcoLeather
e-Consultar
Energy Services and Knowledge
EuNeném
Evollus
Fastdezine
Figurini
FUSION Tecnologia
Geraes Tecnologia Assistiva
Getmo
HexCuit
Hirebot
HOLOBOX
indWise
INNOMA – Innovative Materials
InvestPlay
JMM TECH Automotive
Jungle Digital Games
Kcollector
Kriativar Educação e Tecnologia
Laboratório Profitus
Licentia
LinCare
Logmax inteligência logística
LOTEBOX
Macaúba Fruit Beer
Malalai
Markitt
Mercatório
Montink
Mood Food
MoT – Monitoring of Things
MuLife
MYPS – My Personal Stylist
NETResiduos
Newatt
nextAgro
NU Aerospace
Nucont
Nutricandies
OncoTag
OurSun
Piron Health
Price Beer
Prodfy
PSI IMUNO
Psicologia Viva – Psyalive
Pulsus Sensores
Reaver
Remoteck Tratamento de Água
Sam24hs segurança eletrônica
Saved Food
Scanner Bovino
Sharenergy
Sii Technology
SKYLL
Smart Convert
Systemic Ambiental
Tangerino
Terminus
Termoweb
Tracker.boon.pet
Triplex
Tx Biotechnology Enterprise : The Drug Discovery Company
Virturian
Zapt Tech
Zumpy

Apoiadores