Fatores que tornam a comunicação interna realmente efetiva

Fatores que tornam a comunicação interna realmente efetiva
Redação
março25/ 2016

Independentemente do tamanho de sua empresa, manter altos níveis de produtividade, motivação e engajamento dos colaboradores é essencial para que os negócios prosperem e você consiga obter bons resultados e se destacar no mercado.

Porém, imagine que toda organização funciona como uma grande engrenagem, em que cada colaborador ou setor é uma peça e que, para que o todo funcione, cada uma dessas peças precisa estar alinhada com todas as outras e funcionando em um ritmo similar. Parece bem difícil não é mesmo? E é por isso que é tão importante investir em uma boa comunicação empresarial e em estratégias que facilitem esse processo.

Uma boa comunicação, além de dar mais credibilidade e transparência para todas as informações que circulam dentro da empresa, deixando os colaboradores mais confiantes e engajados com sua realidade, é capaz de evitar falhas em projetos estratégicos e garantir mais produtividade e inovação.

Mas afinal, quais são os fatores que fazem com que a comunicação de uma empresa seja realmente eficiente? Apesar de sabermos que são muitos, de acordo com o CEO da Samba Tech, Gustavo Caetano, existem alguns a que você deve se atentar e cuidar para que a comunicação seja efetiva. Veja quatro deles:

#01 Agilidade

É preciso ser ágil na transmissão de suas mensagens. Se você demora um longo período a alinhar uma nova diretriz estratégica com toda a sua equipe, pode estar comprometendo todo o sucesso dela. Por isso usar vídeos pode ser tão eficaz, uma vez que essa é uma forma rápida, dinâmica e eficaz de se comunicar independente da distância.

#02 Interatividade

Os colaboradores também precisam interagir. Quem hoje está conectado às principais redes sociais também quer uma boa experiência na empresa. Não trate suas redes internas (ou mesmo externas) como uma via de mão única e sem qualquer charme de design.

#03 Mobilidade

As pessoas estão conectadas o tempo todo e sabe graças a quem? Aos dispositivos móveis! Por isso, garanta que elas também consigam ter acesso a mensagem da sua empresa quando estiverem utilizando um smartphone ou tablet.

#04 Capilaridade

Se sua mensagem consegue atingir apenas os colaboradores de apenas uma unidade da sua empresa, enquanto as outras ficam no escuro, algo está errado e seu negócio pode ficar muito prejudicado. Hoje é necessário investir em tecnologia e técnicas adequadas para fazer a transmissão de sua mensagem para todos com a maior qualidade possível.

Mais do que apenas pelo fator humano, investir em comunicação tem grande valor estratégico dentro das organizações e pode trazer benefícios em diferentes níveis. Você pode conferir mais três fatores decisivos para uma boa comunicação e outros detalhes sobre o tema clicando aqui.
Artigo produzido pela equipe de conteúdo da Samba Tech.

Apoiadores